TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Dissertações: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

O assistente social irá trabalhar unto as questões nas mais diversas áreas da vida quotidiana. Onde demonstrada a desigualdade desenvolve-se a rebeldia.

“(...)é nesta tensão entre produção de desigualdade e produção de rebeldia que trabalham os assistentes sociais, situado neste terreno movido por interesses distintos(...)”

é um desafio para o assistente dar conta de toda essa dinâmica, e tentar ser sucinto ao revelar formas de reversão destas questões.

Outro ponto citado é o cenário de atuação do Serviço Social, que está ligado ao objeto de trabalho do assistente, que é a questão social em suas novas bases de reprodução.

Essas bases sofrem uma transformação de acordo com as novas formas de acumulação do capital. Onde teremos as estratégias taylorista e fordista de produção e consumo em massa. Onde o Estado entra com o financiamento do capital e a reprodução das forças produtivas, onde esta passa a liberar rendas para o consumo. Há então a implantação de serviços sociais para a reversão das crises cíclicas do capitalismo no pós-guerra. Este avanço tornou possível o Estado de bem-estar-social.

Nessas relações tayloristas e fordistas os Serviços Sociais encontra a expansão do seu mercado de trabalho. No entanto esse modelo entra em crise em meados de 1970 e ergue-se no mundo uma competitividade intercapitalista, onde encontra-se uma flexibilidade neste mercado de trabalho e neste contexto é exigida uma maior qualidade dos produtos.

As empresas passam a terceirizar mão-de-obra para enxugar o quadro de pessoal, minimizar os direitos trabalhistas e ter profissionais polivalentes. O assistente social por sua vez deixa de ser um trabalhador especializado e passa a ter múltiplas funções.Estes processos irão trazer a tono velhas formas de trabalho.

Podemos hoje vivenciar uma terceira revolução industrial que trás consigo inúmeras transformações sociais. Entre eles o enfraquecimento dos sindicatos e o aumento do desemprego.

O Estado também passa por essas mudanças através das políticas de reajuste, aderindo ao discurso do neoliberalismo, sendo este uma das grandes crises surgidas até então. Na qual temos como resultado o aumento do desemprego em massa e as privatizações.

Esta política tem dois pontos principais a de que o Estado é o causador de todos os problemas e o outro que mostra o mercado e a iniciativa privada como a grande saída.

Mas numa forma geral o neoliberalismo trás consigo cada vez mais a precarização dos serviços públicos, onde o estado irá investir mais na sustentação do capital.

Temos uma sociedade submetida pelos interesses, onde há os direitos sociais para todos, mas que não são disponibilizados por causa das prioridades orçamentárias do governo. A desigualdade tem sido uma marca histórica no nosso país, por isso os profissionais devem estar atualizados sobre estas condições e se munirem de informações que possibilite-nos detectar as questões sociais.

Iamamoto toma como base de questionamento social o trabalho infantil, que é utilizado por grandes empresas e que se dá pela conseqüência do desemprego, da flexibilização do trabalho e das terceirizações. Esta mão de obra sai bem mais barata para o capital. No entanto impossibilita que as crianças vivam sua infância de forma digna sem bases para produzirem um bom futuro.

Várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com