TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

5ª Série Planejamento e Gestão em Serviço Social

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico

de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas

práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação

intelectual.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as

competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA

Henrique Rauch Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul

.

Serviço Social - 5ª Série - Planejamento e Gestão em Serviço Social

Henrique Rauch

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.  Compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sóciohistórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.  Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social.  Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.  Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais.

Produção Acadêmica  Mapeamento textual/descritivo sobre uma situação social.  Relatórios individuais e coletivos sobre a construção de um planejamento participativo (articulação teoria/prática).  Relatório sobre a proposta de apresentação do trabalho ao grande grupo, contendo a forma de apresentação, material utilizado, recursos necessários etc.  Relatório final, na forma de apresentação em PowerPoint.

Participação Para a realização desta ATPS, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até seis participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  A apresentação deve conter no máximo dez slides  O primeiro slide deve trazer:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.  Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  O último slide deve conter:  todas as referências bibliográficas consultadas, organizadas segundo as normas da ABNT.  A apresentação deve ser postada na plataforma virtual dentro do prazo estipulado, em formato compatível com arquivos de apresentação de slides (.ppt).

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Serviço Social - 5ª Série - Planejamento e Gestão em Serviço Social

Henrique Rauch

Pág. 3 de 3

DESAFIO

O desafio proposto consiste na elaboração de um relatório de pesquisa, em PowerPoint, a partir da constatação de situações sociais de intervenção profissional favorecendo o bemestar humano. Na produção textual, enfatizar o desenvolvimento de habilidades na construção de um planejamento participativo, buscando interferência prática nas questões sociais, aplicando os conhecimentos teóricos da disciplina de Planejamento e Gestão em Serviço Social e articulando-os, interdisciplinarmente, com a disciplina de Instrumentos e Técnicas de Atuação profissional.

Objetivo do Desafio Elaboração de um relatório de pesquisa em PowerPoint.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda a relevância do planejamento no Serviço Social e áreas afins. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual) 1 Realizar a leitura e estudo do capítulo “Por que o planejamento educacional” do LivroTexto da disciplina (PLT 432, referenciado ao final desta ATPS). 2 Com base nos apontamentos sobre o livro, montar um quadro esquemático contendo o resumo do capítulo. Redigir um parágrafo, no rodapé do esquema, identificando “por que o planejamento é importante na prática profissional do Assistente Social”.

Passo 2 (Equipe e Individual) Apresentar os quadros esquemáticos produzidos pelos integrantes do grupo e elaborar um quadro esquemático coletivo, buscando justificar a importância do planejamento na prática profissional do Assistente Social. Cada aluno deverá complementar seu quadro individual com as discussões coletivas. Este material fará parte do relatório final.

Passo 3 (Equipe) 1 Realizar a leitura e o estudo do capítulo “Roteiro geral do fazer” do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com