TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 - A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL

Uma pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dois objetivos:

- Gerar novos conhecimentos

- Confirmar ou desconstruir um conceito já existente.

Como fator resultante de uma pesquisa, temos um rico processo de aprendizagem, que ocorre numa via de mão dupla: traz benefícios tanto para quem desenvolve e aplica a pesquisa e para a sociedade/grupo/comunidade pesquisada.

A pesquisa pode construir o conhecimento científico, isto porque ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes construídos com base em uma metodologia adequada.

Este conhecimento cientifico é transmitido de forma lógica, racional, através de processos formais de aprendizagem.

Busca explicar o “por que” e “como” os fenômenos ocorrem para evidenciar fatos correlacionados em uma visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato. Tal passagem do senso comum para o conhecimento científico caracteriza-se pela adoção de alguns elementos, tais como: definição de um referencial teórico que permita uma visão de conjunto, pois este dá sustentação ao profissional para desenvolver sua prática [...]. É necessária também, a definição de um caminho para chegar a um método e é maior que a metodologia (LOPES, 2008, p. 16).

Teoria científica são conhecimentos que servem para explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, e seu significado é diferente da palavra “teoria” utilizada no cotidiano, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”. Um exemplo de teoria científica é a Teoria da Evolução, que explica como espécies se transformam ao longo do tempo, com base em uma teoria que precisa ser explicada; e formulação de uma hipótese, consistindo em possíveis respostas testáveis para esta pergunta. Muitas vezes o cientista testa sua hipótese por meio de situações experimentais como forma de confirmar ou refutar suas deduções. Quando é refutada, esse deverá modificar a hipótese ou substituí-la por outra.

Para Fonseca (2002 apud, GERHARDT; SILVEIRA,2009), methodos significa organização, e logos, estudo sistemático, pesquisa, investigação; ou seja, metodologia é o estudo da organização, dos caminhos, a serem percorridos, para se realizar uma pesquisa ou um estudo, ou para se fazer ciência. Etimologicamente, significa o estudo dos caminhos, dos instrumentos utilizados para fazer uma pesquisa científica.

Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Os dois processos pelos quais se podem obter os dados são a documentação direta e a indireta.

A primeira constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser conseguidos de duas maneiras: através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório. Ambas se utilizam das técnicas de observação direta intensiva (observação e entrevista) e de observação direta extensiva (questionário, formulário, medidas de opinião e atitudes técnicas mercadológicas).

A segunda serve-se de fontes de dados coletados por outras pessoas, podendo constitui-se de material já elaborado ou não. Dessa forma, divide-se em pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisas bibliográficas (ou de fontes secundárias).

1.2 - A ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA/QUESTÃO/PROBLEMA DE PESQUISA

FAMILIA E SOCIEDADE

A escolha do tema foi devido o grupo observar à problemática e nortear a importância de estar trabalhando com a grande demanda de famílias totalmente desestruturadas e sem perspectiva de vida.

Sobre a função social da família, é a função e atuação do serviço social nesta demanda. Observa-se que o conceito de família tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo, e que essas mudanças foram influenciadas pelo comportamento da sociedade como um todo. Logo a família é vista como uma consequência do tempo e da sociedade onde estão inseridas.

Observa-se que a instituição tem sofrido exclusões sociais devido a vários fatores como o capitalismo, etnia, deficiência física entre outros. Essas questões sociais servem como a matéria prima do serviço social. Os assistentes sociais tem a desafiadora função de servir de mediador entre o individuo dentro da família e a sociedade. O assistente social deve dar as famílias autoestima mostrando que os indivíduos são importantes e que fazem parte de uma sociedade, e que têm direitos e deveres dentro da mesma, garantindo que sejam cumpridos em sua plenitude. O trabalho de assistente social deve transpor barreiras, quebrar preconceitos, de toda natureza seja ela de cor, de raça, de orientação sexual, de classe sócia, entre outros, contribuindo assim, para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Nas diversidades do mundo capitalista do século XXI, onde a rotina frenética, muitas vezes submete as pessoas ao que chamamos de vulnerabilidade social, entra a “missão” dos assistentes sociais, que é garantir os direitos da família e seus membros, buscando a proteção destes bem como a sua emancipação.

1.3. PROJETO DE PESQUISA

Para elaboração de projeto, foram feitas leituras e pesquisas de diversos temas, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica em Serviço Social, o que possibilitou levantar propostas de temas a serem pesquisados, refletindo e debatendo em grupo com base nas experiências profissionais e no curso de graduação. Compreendendo a leitura de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com