TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

A família é onde o individuo constrói sua auto imagem e a imagem do mundo exterior, é onde se aprende por meio da linguagem a dar sentido as experiências vividas. A família seja qual for suacomposição é o único filtro através do qual se começa a ver o mundo, esse processo se inicia ao nascer e vai ao longo da vida a partir de diferentes lugares que se ocupa na família.

Num período recente asociedade brasileira passou por inúmeras transformações. Como o aumento da expectativa de vida que fez com que houvesse um convívio maior entre as gerações, a inserção da mulher do mercado de trabalho, ocontrole da reprodução, e o efeito das novas tecnologias reprodutivas coo os exames de DNA para identificação da paternidade.

Sabe se que do ponto de vista histórico essa forma de arranjo familiarjá emergia na sociedade e colonial. Hoje há um aumento significante de netos e bisnetos que vivem com avos e bisavos. Esses aspectos tem sido bastante debatidos entre os estudiosos da temáticafamiliar. A amilia tem novas representações construída sobre o papel femino e masculino, as formas de expressão da sexualidade, as estruturas do poder, a multiplicação da família multiparental, mulhereschefes de família, aumento dos divórcios , recasamentos são algumas das mudanças pelas quais passaram a familia.

As famílias chefiadas por mulheres representam 26%¨de acordo com o PNAS de 2004.Ao longoda vida as famílias pobres tendem a experimentar inúmeras rupturas ( corte nas trajetórias educacionais , empregos instáveis, trabalhos precários e muitos outros) capaz de gerar a saída temporária oudefinitiva de seus membros mais jovens , como no caso de abrigamento de jovens e crianças. Nessa condição o papel masculino e feminino se torna vulnerável e realimenta o ciclo de rupturas.

As famíliaspobres dificilmente passam pelos ciclos de desenvolvimento do grupo domestico, sobretudo a fase de criação dos filhos por diversos fatores como união instável e3mprego incerto que desencadeiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com