TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

JUSTIFICATIVA

Em vista a grande demanda de idosos que frequentam o grupo sócio educativo do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), e por ser uma área de abrangência onde a prevalência de pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais é bastante elevada, fez-se necessário a construção do projeto de intervenção social, através de proposta de implantação de um Centro de Convivência da Melhor Idade, onde possibilitará aos idosos uma melhor assistência, na área de saúde, educação e assistência social. Tal projeto será aplicado no CRAS, localizado na travessa São Domingos, nº. 30, Caípe de Baixo, São Francisco do Conde.

O referido projeto foi idealizado durante o período de estagio, onde foi possível observar a necessidade de ampliar o serviço, garantindo assim um conjunto de atividades a esse grupo, já que havia necessidade de uma maior integração social e comunitária, portanto a proposta visa garantir o cuidado a pessoa idosa, tendo em vista atendimento as necessidades físicas e psíquicas para o desenvolvimento sociocultural dos mesmos na comunidade.

O CRAS, é uma instituição pública estatal responsável por ofertar serviço de prestação continuada as famílias (em sua amplitude) em situação de vulnerabilidade social,com vista a este atendimento os idosos são estimulados a participarem do Centro de Convivência,tendo em vista a troca de experiências,a estimulação da participação do idoso desenvolvendo atividades educativas, culturais e recreativas ,desenvolvendo atividades que proporcionem valorização pessoal e a melhoria da auto-estima.

Pensando e buscando maior efetividade dos idosos,ofereceremos na implementação deste projeto interventivo a realização das atividades lúdicas, esperando que o idoso desenvolva uma coordenação motora melhor, a atenção participando do desenvolvimento em seus aspectos psicológicos e sociais; desenvolva livremente a expressão corporal que favoreça a criatividade, adquirindo assim hábitos de práticas recreativas para serem empregadas nas suas horas de lazer. Dessa forma, o presente projeto demonstra a importância de se estimular suas funções orgânicas, oferecendo equilíbrio à saúde dinâmica além de desenvolver o espírito de iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas.

3. OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho é proporcionar maior integração, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, fortalecer a ampliação e defesa dos direitos dos idosos cadastrados no CRAS-CAÍPE.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Fortalecer a ampliação e defesa dos direitos, a autonomia e protagonismo das pessoas idosas;

• Contribuir para melhoria da convivência familiar e comunitária;

• Contribuindo para a formação da garantia de direito de cidadania; Trabalhar a auto-estima das pessoas idosas.

4. METODOLOGIA

O Projeto de Intervenção proposto será implementado no CRAS- CAIPE,situado situado na Travessa São Domingos, nº30, Caípe de Baixo, ou poderá ocorrer em outro espaço social, indicado pela equipe técnica local.

Terá como público alvo pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que seja cadastrado no referido CRAS.

Para tanto os encontros acontecerão toda semana no espaço físico do próprio CRAS, com a duração de um mês. O projeto de intervenção proposto será executado em quatro fase. Inicialmente, pretende-se convidar o público alvo para participar de uma reunião para sensibilização neste momento também informaremos aos participantes do grupo a relevância do projeto e os benefícios que podem trazer para os mesmos.

No encontro seguinte será convidada uma oficineira (colaboradora) que já realiza trabalho voluntário na comunidade, iremos propor uma oficina de Artesanato, a atividade a ser feita será pintura em tecido, onde cada idoso poderá expressar seus sentimentos por meio da pintura. Ao final da oficina todos serão convidados a falar um pouco sobre seu trabalho bem como externar seus sentimentos acerca do sentimento despertado por meio da atividade.

No terceiro encontro, o Psicólogo Vladimir conversará com cada idoso, como apoio da Estagiária de Serviço Social, Depois, Vladimir dará uma palestra sobre os direitos dos idosos na sociedade.

No último encontro, teremos a presença de um Terapeuta onde ele fará uma roda terapêutica. Cada idoso irá partilhar seus sentimentos e experiência de vida, o Terapeuta irá auxiliar os idosos na condução de problemas e dificuldades da vida. Para finalizar o encontro o Assistente Social, supervisor de campo abordará em uma breve exposição oral falará sobre a importância desse projeto no CRAS-CAIPE com os Idosos. A Estagiária de Serviço Social encerrará os Trabalhos falando sobre os objetivos que foram alcançados, mediante ações desenvolvidas.

5. RECURSOS HUMANOS

PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA VALOR

Agente Administrativo 06 Horas Voluntário

Assistente Social 30 Horas Voluntário

Estudante de S. Social 06 Horas Voluntário

Psicólogo 04 Horas Voluntário

Terapeuta 04 Horas Voluntário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com