TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Monografias: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Sobral – Ce

Serviço Social – 4º semestre

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

1299340673 – GABRIELA PEREIRA DA COSTA

437037 – GISELLE DO NASCIMENTO PEREIRA

439532 – IZABEL CRISTINA SILVA SOEIRA

436817 – MARIA DO SOCORRO NASCIMENTO LOPES

413075 – MARIA MEIRE RIBEIRO

428081 – MARIA MARCILENE LIMA PASSOS

Artigo Científico: O Serviço Social na contemporaneidade

Tutora EAD: Mª Elaine Cristina Vaz Gomes

SOBRAL – CE

08/11/2014

O Serviço Social na contemporaneidade

Gabriela Pereira da Costa

Giselle do Nascimento Pereira

Izabel Cristina Silva Soeira

Maria do Socorro Nascimento Lopes

Maria Meire Ribeiro

Maria Marcilene Lima Passos

RESUMO

Os assuntos abordados neste artigo científico foram os aspectos inerentes ao profissional que atua na área do serviço social, bem como sua área de atuação, condições de trabalho e colocação no mercado de trabalho. O assistente social procura desempenhar seu papel de maneira justa e democrática, seu objetivo é fazer com que todo cidadão possa ter acesso universal aos direitos sociais, políticos e civis.

A ação deste profissional no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública, privada e no terceiro setor, visa permitir o acesso de maneira sistêmica e continua do cidadão comum a direitos básicos muitas vezes negados. O assistencialismo muito comum em progamas filantropicos religiosos por muito divulgado e praticado desde os anos 30, muito evoluiu a profissão com o promulgamento dos Códigos de condulta nos anos 70. Atualmente o assistente social encontra dificuldades que consegue driblar com maior facilidade, devido ao auto índice de escolaridade e preparo dos profissionais desta área.

Palavras-chave

Assistente Social.

A importância do Serviço Social na atualidade

O trabalho do Assistente Social surgiu nos anos 30, através de programa projetado pela Igreja Católica, que praticavam a filantropia e pregavam seus ensinamentos e filosofia, tornando assim o trabalho do assistente um mero coadjuvante neste cenário. Desde o surgimento da necessidade do trabalho social, a sociedade evoluiu a passos largos, na atualidade este profissional é mais procurado e necessário, exigindo melhor formação acadêmica para atender melhor esta demanda, que hoje é real e crescente nos meios públicos, privados e terceiro setor.

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada. Neste sentido, desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria, da gestão de políticas, de programas e de serviços sociais.

O Serviço Social na contemporaneidade: demandas e respostas – Maria Cristina Piana – Disponível em: http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-04.pdf – Acesso em: 02 novembro de 2014 às 13:25

O Serviço Social é uma ferramenta estratégica que possibilita o cumprimento das leis de direitos humanos e caminham sempre pela mesma vertente, para garantir os direitos do cidadão diante das desigualdades sociais, muito presentes atualmente neste contexto social capitalista acumulativo. Sua atuação exige o máximo de cautela e preparo do profissional para abordar o público a ser trabalhado, pois são pessoas desfavorecidas e muitas vezes sem nenhuma renda per capita, estes cidadãos encontram-se fragilizados, sem rumo, sem expectativa diante a sua impotência, perante o sistema que lhe tira todas as oportunidades.

A profissão do Assistente Social desde seus primórdios até os dias atuais tem se redefinido considerando sua inserção na realidade social brasileira, entendendo seu significado social e se expressando pela demanda de atuar nas sequelas sociais, onde se revela as desigualdades sociais e econômicas, manifestadas pela pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais.

Serviço Social CES-CL – Disponível em: http://www.ces-cl.edu.br/ces/cursos/servsocial.php – Acesso em: 31 outubro 2014 às 9:15

O assistente social vivencia a realidade brutal das favelas brasileiras a verdadeira face desta sociedade burguesa capitalista, que prioriza apenas a propriedade particular.

O profissional que atua na área do serviço social é a ponte que possibilita as organizações públicas, privada ou terceiro setor o acesso a dados e números reais para que estas instituições possam assim planejar o direcionamento dos recursos, o assistente é o pilar que possibilita o direcionamento destes esforços, pois sem seu gerenciamento este esforço não atinge a parcela da população que não tem seus direitos humanos respeitados.

Destaca-se a possibilidade de mudanças como desafio fundamental inerente à categoria, e ainda a possível transformação do real por meio da instrumentalidade. Não obstante, enfatizamos a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e projeto ético político, a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. É neste terreno de contradições que os assistentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com