TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

1- PREPARAÇÃO

O estágio preparatório dar-se por meio de instrumentos como: palestras, leituras de textos, análise do trabalho de grupos, etc. Esta fase é de suma importância para que os participantes tenham uma visão global do planejamento.

2. ELABORAÇÃO DO PLANO GLOBAL DE MÉDIO PRAZO:

São passos essenciais desta etapa: a elaboração do marco referencial, do diagnóstico, da programação e da revisão geral.

a) Marco Referencial:

Nesta etapa a instituição se compreende como participante deuma realidade mais ampla, se projeta como portadora de uma proposta sociopolítica fazendo parte na consecução da mesma. Através de trabalhos em grupos, devidamente preparados pelacoordenação, serão definidos pelos participantes: a identidade, os objetivos, a missão dainstituição. A metodologia proposta pelo PLT engloba várias reflexões em grupos e plenáriasdos mesmos, que conduzidos pela coordenação levará ao marco referencial da instituição.

b) Diagnóstico

: É um juízo da instituição comparando realidade presente com arealidade desejada. É importante no planejamento porque visualiza onde se está e onde se quer chegar.

c) Programação:

Nesta etapa é fundamental a definição das necessidades que odiagnóstico demonstrou.

d) Revisão Geral:

Tendo elaborado o plano global de médio prazo, faz-se a revisãogeral em grupos. Este procedimento serve para uma apreciação maior do plano elaborado e possíveis correções pelos participantes.

ETAPA 2 PASSO 1

O texto nos ressalta o enfoque em algumas questões técnicas a cerca do tema Roteiro de um Processo de Planejamento.

Na atenção que a coordenação de um processo de planejamento siga um roteiro elaborado preferencialmente pela própria equipe de trabalho e embasado em bibliografia ou em experiência alheia, para que tenha firmeza e a segurança.

Levamos em conta que a teoria sobre um planejamento e o estagio de compreensão do campo social nunca é simultâneo, podemos também dizer que a teoria dá à clareza e a precisão necessárias a execução do processo de planejamento.

Vemos também que a coordenação pode substituir técnicas e instrumentos quando as circunstâncias se faz necessária ou a própria modificação da “cultura” dos integrantes da equipe, isto trará a necessidade dessas mudanças pois o grupo estará em constante evolução.

A coordenação da equipe tem sempre que mostrar clareza nas suas ações nunca omitir informações, partes ou instrumentos aplicados na ação de planejamento do roteiro, pois neste tipo de planejamento coletivo depende-se da cooperação do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com