TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

O mundo contemporâneo está passando por uma grande reestruturação econômica, marcada pela tese neoliberal. E este fator está influenciando a estrutura social dos países capitalistas, principalmente os industrializados subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil.

Segundo Lopes, o objetivo do presente texto é analisar os efeitos dessa reestruturação econômica em relação as Políticas Sociais. É nítido o reflexo sobre o mercado de trabalho, seguridade social e sobre as condições de vida em geral. Sendo que nos anos 80 houve uma grande difusão de propostas neoliberais de cortes sociais. Segundo o autor, este ajuste é composto por três elementos básicos: redução dos gastos públicos, aumento das exportações e aumento da eficiência (à longo prazo) do sistema econômico.

O autor começa analisando as mudanças sócio-econômicas nos países mais avançados. Hoje, devido à Internacionalização das economias dos países capitalistas, há uma grande diversificação de produtos.Cada vez mais são criados novos produtos, afim de incentivar e obter um maior consumo. As empresas, devido a grande competitividade internacional, passaram a buscar uma nova forma de organização visando o aumento da produção. Os empresários se preocupam em empregar uma mão-de-obra mais barata, ou seja, trabalhadores sem cobertura social; sem carteira assinada, benefícios, sindicatos, etc.

Os ajustes econômicos sofridos por países como Brasil, México, Argentina, etc. nos anos 80, são determinações mundiais. "As reformas econômicas que são introduzidas nos países industriais periféricos têm caráter de determinações globais" (Lopes, pg 11). Este ajuste envolve privatizações, desregulamentação dos mercados e do Estado, estabilização monetária, etc.

Este "pacote" de ajustes econômicos gerou alterações no mercado financeiro, privatização de empresas estatais e elevação de taxas de juros.

No caso do Brasil, também há mudanças na organização produtiva (flexibilização da produção, terceirização, etc). Segundo Lopes há duas considerações a serem feitas no que diz respeito às mudanças ocorridas no Brasil: É provável que as empresas não sigam à risca a experiência externa. Em todo ajuste econômico deve se levar em consideração a realidade de cada país como força sindical, ambiente social, político e do próprio mercado de trabalho existente no momento. A divisão do trabalho entre as empresas também se dará de forma diferente em relação aos países centrais capitalistas.

Embora as mudanças na estrutura produtiva sejam as mesmas dos países centrais,em termos gerais, as conseqüências sociais são diferenciadas, pois o contexto social se dá de forma diferente em cada país.

Em uma segunda parte do seu trabalho, Lopes faz uma análise dos anos 90 com intenção de "reconstruir as linhas centrais do debate travado entre as agências internacionais e identificar os novos parâmetros impostos para a reorganização da política social brasileira, discutindo o papel do Estado e da sociedade dentro deste contexto". (Lopes,pg31). Entre as idéias que estão presentes nesse debate estão: "necessidade de conciliar o crescimento econômico com uma maior equidade social, reestruturação dos serviços sociais visando aumentar a eficácia e melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com