TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

Mudanças do campo de atuação do profissional de serviço social.

De acordo com as entrevistas, a leitura do livro-texto e os debates do grupo na qual trata da temática sobre o mercado de trabalho e as mudanças sofridas por ele.

O grupo se reuniu e chegou à conclusão que as transformações sofridas pelo mercado, eventualmente, tem se constituído em situações catastróficas para o trabalhador, uma vez que implicam na exclusão ou na inclusão precária. Assim a precariedade das relações de trabalho, intensificada com a adoção de procedimentos que priorizam a substituição do trabalho vivo por trabalho morto, tem fragilizado sobremaneira a situação dos trabalhadores em geral, inclusive os mais qualificados, mas com a maior gravidade entre os menos qualificados. Podemos observar também que há décadas o assistente social era tido como assistencialistas e sua atuação que era de forma voluntária e se destinava somente as situações de emergências sem o trabalho preventivo, no entanto com o passar dos anos vem acontecendo mudanças na conjuntura social econômica e política o que redefine a questão social o que provoca novos meios de atuação e novos campos profissionais.

A historia do serviço social em consonância com mitos políticos da classe tem conduzido o serviço social a patamares de expressão, respeito, aceitação e determinação, muitas foram as mudanças substanciais no campo de atuação profissional do assistente social que como profissão regulamentada por lei conseguiu delimitar o espaço profissional.

O Campo de trabalho do Assistente Social ontem e hoje

Os assistentes sociais têm a possibilidade e o desafio de elaboração teórica, isto é de produzir conhecimentos teóricos pela sua inserção e conhecimento nas políticas públicas, onde o desafio é criar condições para fortalecer as políticas e programas para promoção de uma sociedade inclusiva para todas as idades, reconhecendo a vida e a dignidade, teorico-metodologico que lhes permitam enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando aprender sua essência, seus movimentos e as possibilidades de construção de novos profissionais.

Através dos depoimentos colhidos dos quatros assistentes sociais, percebemos que em relação às entrevistas, a prática profissional não se confunde com a prática social, mas está inserida nela e isso faz com que a Teoria Social de Marx seja fundamental para o assistente social comprometido com a transformação social, que não esgota numa prática profissional interventiva, e além do conhecimento teórico precisa-se de outros tipos de conhecimentos como, por exemplo, o conhecimento procedimental que venham a suprir necessidades de uma determinada prática social à prática profissional do assistente social.

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação, como especialização do desenvolvimento do seu trabalho e os Assistentes Sociais atua no campo das políticas sociais. Tendo como foco principal a defesa dos direitos humanos e a eliminação de todas as formas de desigualdades e injustiças sociais.••.

Mudanças Profissionais.

A temática desafiadora desse trabalho foi de apurar e colher dados sobre as mudanças sofridas no mercado de trabalho do Serviço Social. Houve grandes avanços nesse campo de atuação profissional, manifestada desde as décadas de 30 – 40, início da profissão no Brasil, na qual sua gênese se caracteriza fundamentalmente pela caridade, a beneficência e a filantropia, ligado a Igreja Católica, que desde os primórdios de sua existência sempre se preocupou com o bem estar do ser humano, dedicando atenção especial aos de situação mais empobrecida, Montano, autor do nosso livro texto, concluiu que São Vicente de Paulo tem bastante influência na nossa profissão. A Igreja Católica percebeu que toda ajuda voluntária não estava sendo suficiente para tirar aquele grupo de situação de vulnerabilidade social que se encontrava, daí que surge a necessidade da profissionalização. Assim o atendimento foi passando por evoluções em sua prática, na sua produção teórica, em seu instrumental técnico-operativo, na sua postura e participação nas instituições públicas e o surgimento de novas organizações empregadoras de assistentes sociais, distinguindo e distanciando a profissão atual de sua gênese.

As etapas deste trabalho seguiu alguns passos tais como: O primeiro passo foi a leitura de vários textos sobre mercado de trabalho e as mudanças sofridas por ele. Após a pesquisa de campo e estudo sobre o assunto, o grupo discutiu os textos em questão, fizemos algumas anotações sobre os resultados que achamos importantes na conclusão deste trabalho. Com base nessas informações, organizamos um texto sobre o campo de trabalho do Assistente Social ontem e hoje. Na qual pode-se concluir que houve mudanças, e mesmo com grandes dificuldades, atuar como Assistente Social, é muito gratificante, pois promove mudanças transformadoras no cotidiano das pessoas e assim produz resultados concretos, utilizando teoria e prática constantemente, principalmente no contexto em que vivemos com enormes transformações, a globalização, desenvolvimento da ciência e tecnologias, as mudanças no mercado de trabalho, no campo social...Vivemos e passamos por transformações o tempo todo.

Segundo Goffmam (2003 p.61) afirma que: “A identidade pessoal e identidade social de uma pessoa, antes de mais nada, depende do cuidado que os outros tem de a definir. Quanto a identidade social, é frequente que um tal cuidado se manifeste já antes do nascimento e perdure após a sua morte; então, para essa pessoa, não se trata de sentimento, de identidade ou outros. Em contra partida, a identidade em se é, antes de tudo, uma realidade subjetiva, reflexiva, necessariamente experimentada pelo individuo em questão (...) Certamente, o individuo se vale, para construir uma imagem de si mesmo, de materiais iguais aos utilizados pelos outros para construí-lhe uma identificação social e pessoal. E ele não exerce nisso grau menor de liberdade quanto ao estilo de construção”.

Nesta compreensão percebemos a grande diferença social existente em nosso mundo atual.

Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua relação com a reforma sanitária

A pesquisa realizada pelo grupo na internet sobre “Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua Reforma Sanitária.”

acerca das bases teóricas que norteiam a profissão. Apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com