TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social E A Sua Profição

Artigo: Serviço Social E A Sua Profição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

O Serviço Social é uma profissão que busca diminuir as disparidades sociais; Onde através de pesquisas e análises da realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que possam afetar os desamparados socialmente.

O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão do trabalho capitalista que se consolidou no interior das lutas de classes e que tem, portanto, esta realidade social enquanto objeto de intervenção profissional. Exatamente por se tratar de uma profissão histórica, o Serviço Social sofreu e sofre influências do contexto político-econômico e social de cada época. Exemplo disso é a sua própria institucionalização, determinada pelo contexto do capitalismo monopolista, que pela figura do Estado os assistentes sociais são profissionais requisitados para responder às expressões da questão social via operacionalização das políticas sociais, ainda que nesse momento se tratasse de uma prática esvaziada de concepção teórico-metodológica e que se apresentava como prática conservadora.

O desenvolvimento das forças produtivas no capitalismo estabeleceu na sociedade a existência de duas classes fundamentais, os proprietários dos meios de produção e os trabalhadores, através de relação social no processo de produção. Essas classes são, antes de qualquer coisa, antagônicas que possuem interesses diferentes, portanto, contraditórios. É nesta relação que se gesta a questão social, enquanto manifestação cotidiana da contradição de classes. A legitimação do Serviço Social enquanto profissão se dá pela ocupação de um espaço sócio ocupacional garantido pela ampliação dos serviços prestados, principalmente pelo Estado, maior órgão empregador da categoria e, em seguida, pelas empresas privadas, no enfrentamento e nas respostas às expressões da questão social. Sendo o Serviço Social uma profissão inscrita na divisão social do trabalho, todo e qualquer novo contexto do mundo do trabalho repercute diretamente no exercício profissional, seja pela ampliação da demanda, seja pela redução dos recursos destinados ao exercício dessa profissão.

O capitalismo monopolista teve influência sim no surgimento da profissão de assistente social, na medida em que a diferenciação e os antagonismos entre as classes se acentuavam e o desenvolvimento do capitalismo, em sua fase mercantil, introduzia significativas alterações na estrutura, relações e processos sociais. Portanto, a estória do serviço social está claramente vinculada a mudanças que se estabeleceram no decorrer de vários séculos relacionados à efervescência de fatos sociais, culturais e econômicos provindos do capitalismo já citado acima, das revoluções industrial e francesa, lutas de classes, surgimento da burguesia, dentre outras coisas, o que lhe imprime um movimento contraditório e complexo, que se expressa tanto por momentos de lentidão como por outros de intensa atividade, capazes de determinar uma repentina mudança na direção do fluxo histórico e, ainda mais, de promover a transição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com