TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social E Inclusao

Casos: Serviço Social E Inclusao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 4

Serviço Social e Educação Especial

Problematização

Considerando o atual contexto Social brasileiro qual o papel do assistente social diante da inclusão escolar?

Podemos indagar ainda se a inclusão é uma realidade permanente inserida na sociedade ou apenas uma posição não realizada, que ainda há muito que se materializar?

Questionamos ainda se o assistente social conquistou sua autonomia, junto a inclusão escolar?

Justificativa

O presente projeto mostra-se relevante na medida em que reflete sobre a prática cotidiana dos assistentes sociais em sua área de atuação podendo servir de subsídio para novas proposições e ou formulações teórico-metodológicas, acerca do exercício profissional.

Leva a compreender melhor o papel do Serviço Social na Educação da criança com necessidades Educacionais Especiais, pois a Educação do individuo é o fio condutor que faz com que a instituição escolar desenvolva uma sociedade capaz de alcançar seus objetivos.

Com base na principal característica da proposta o projeto tem o intuito de trazer características referentes aos portadores de necessidades especiais e ao trabalho realizado por assistentes sociais neste âmbito.

Discutir a questão dos portadores de necessidades especiais no cenário brasileiro atual, é uma tarefa complexa, mas necessária, tendo-se em vista inúmeras vertentes que a temática vem assumindo nos diferentes contextos em que o problema é tratado.

Espero-se que o presente projeto possa contribuir para o conhecimento básico, para o desenvolvimento de uma trabalho consciente na área da educação especial, por acreditar que os profissionais que estão nesse campo são os alicerces para o êxito de qualquer proposta teórica.

Objetivos Gerais

• Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência inclusiva na escola.

• Compreender melhor o papel do serviço social na Educação de crianças com necessidades Educacionais especiais.

• Planejar e desenvolver práticas verdadeiramente inclusivas.

Objetivos Especiais

• Proporcionar melhor amparo as necessidades educacionais da criança especial.

• Levantar as necessidades de adaptações da criança especial no ambiente escolar.

• Estabelecer relações entre o trabalho do assistente social e os objetivos da inclusão escolar.

Referencial Teórico

Para o processo de inclusão escolar (...), é preciso uma mudança qualificada no trabalho educacional no interior das escolas, e requer um envolvimento de todos os profissionais da educação, alunos e pais, na reorganização do espaço e do tempo da escola, e que sejam garantidos condições de trabalho para os professores e condições de permanecia e de estudos para os alunos. (Almeida, 2002, Farias 2003; Pereira. 1997)

A educação de crianças com necessidades especiais, ainda é muito vaga, pois vivemos em uma sociedade onde as pessoas portadoras de necessidades especiais não tem acesso as escolas comuns, ou seja, não conta com educadores capacitados, e nem com escolas organizadas para favorecer o aluno.

Todos os profissionais da área devem estar incluídos para realizar um bom trabalho na educação inclusiva.

Apesar do movimento para a “educação inclusiva” fazer parte dos direitos humanos, muitos educadores não são favoráveis à colocação de alunos com necessidades especiais de educação em escolas tradicionais.

A educação de crianças com necessidades educacionais especiais tem sido objeto de inquietação por parte de instituições é serviço especializados no Brasil.

Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais tem promovido e implementado a inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade, quanto mais cedo for dada a oportunidade de familiaridade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com