TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusao Social

Trabalho Universitário: Inclusao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que concepções sobre deficiência resultaram de acontecimentos históricos, políticos,sociais e econômicos que predominaram em cada período da humanidade, e foram determinantes para identificarmos os lugares por onde transitaram e ainda transitam as pessoas com deficiências.

Na antiguidade, as pessoas com deficiência eram abandonadas ou exterminadas,por não corresponderem aos ideais de homem para aquela sociedade,cujos referenciais da perfeição e beleza eram determinantes.Já nos dias atuais,as pessoas estão com uma visão mais ampla e incluindo mais as mesmas na sociedade.

Na historia de nossa sociedade a questão da deficiência sempre existiu.No entanto nas ultimas décadas este tema vem apresentando um novo olhar no que diz respeito aos direitos a inclusão social da pessoa com deficiência.

2 DESENVOLVIMENTO

As pessoas com deficiências são vistas,geralmente como incapazes de ter vida social por si,mesmo dando demonstrações cotidianas de suas capacidades e habilidades. São indivíduos ativos que usam outros meios alem das pernas para se movimentar, que decifram com outras partes do corpo e não simplesmente com os olhos e ouvidos, são aqueles que leem com os dedos ou que falam com os gestos e também pensam por imagens. Assim, podem namorar, estudar, trabalhar, enfim, fazer tudo que todas as pessoas fazem, desde que garantidas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas para todas.

Um cidadão deve ter dignidade, ser respeitado por qualquer outro, ou seja, todos os deficientes tem seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais, como qualquer pessoa normal.

As sociedades antepassadas não aceitavam a deficiência, provocando uma exclusão quase total das pessoas portadoras desta.As famílias chegavam mesmo a esconde-las da convivência com os outros, isolando-as do mundo.Felizmente, o mundo desenvolveu levando a uma maior aceitação da deficiência devido ao aparecimento de novos pensamentos e mentalidades.

Nos dias atuais vários pises já criaram leis de inclusão que protegem os deficientes, onde eles são inclusos na sociedade,seja em empresas que oferecem a oportunidade de emprego,e também em escolas de ensinos normais e faculdades.

Uma parte significativa das pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para locomoção, isso acontece porque os espaços públicos e privados são construídos sem levar em consideração as necessidades particulares de cada cidadão.Esta prevista por lei a substituição e adaptação dos espaços públicos para portadores de qualquer necessidade especial.

2.1 FORMAS DE INCLUSÃO SOCIAL NA SOCIEDADE

2.1.1 Educação Inclusiva

Significa garantir para todas as pessoas com deficiências o acesso a educação de qualidade, respeitando a diversidade e as habilidades individuais.Este direito deve ser assegurado com ações inclusivas, levando-se em conta as condições especificas, como por exemplo a contratação de professores braillistas, professores interpretes, materiais adaptados e espaços acessíveis.

Negar a matricula a qualquer pessoa por motivo de deficiência é crime de descriminação.Claro que, nem todas as instituições estão preparadas com todas tecnologias necessárias para suprir as necessidades de pessoas especiais.

2.1.2 Saúde Adaptável

As pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, vicual ou com múltiplas, que necessitam de habilitação ou reabilitação, devem ter resguardados seus direitos por meios de um conjunto de medidas apropriadas como terapias de reabilitação, serviços médicos e sociais necessários a plena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com