TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades pedagógicas elaboradas para a inclusão social de surdos

Trabalho acadêmico: Atividades pedagógicas elaboradas para a inclusão social de surdos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 6

Atividades pedagógicas elaboradas para a inclusão social de surdos.

A educação inclusiva se orienta pela perspectiva da diversidade, com metodologias e estratégias diferenciadas, com responsabilidade compartilhada, cuja capacitação do professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, com a família, responsabilidade para com o exercício da profissão. As transformações acontecem na atividade principal, quando o aluno esta dentro da sala de aula.

A principal função da escola é possibilitar ao aluno adequar-se ao conhecimento ensinado pelo professor. Neste processo de ensino aprendizagem, os conceitos oferecidos pela escola interagem com os conceitos do senso comum aprendidos no cotidiano e, nessa interação é que a escola reorganiza os ensinamentos modificando-os, que se consolidam a partir do senso comum.

É fundamental que se conheça a realidade de vida do aluno, desde as dificuldades de se comunicar até mesmo as experiências vividas. A família é o lugar que detém, no presente, a possibilidade de sucesso ou de fracasso de cada novo ser. A participação da família no processo educacional é de suma importância e deve trabalhar de forma integrada, harmoniosa com a escola. Os pais precisam ser presentes, atuantes e perseverantes. Se desejam que o deficiente auditivo cresça, necessitam progressivamente colocá-lo em contato com o mundo que o rodeia.

A linguagem da criança surda só pode desenvolver-se e fortalecer-se apoiada em suas vivências. Portanto, o constante contato com a escola, permitirá a necessária troca de informações: a família sempre proporcionando experiências novas e a escola enriquecendo seu vocabulário e estruturando a linguagem correspondente. A sociedade deve acreditar no potencial dos deficientes auditivos, pois se bem estimulados precocemente pode levar uma vida normal, com as mesmas capacidades intelectuais de qualquer outra pessoa. Enfim, promover a inclusão social ao deficiente auditivo é importante para todos, pois o homem precisa se relacionar, viver, conviver, interagir, integrar, ensinar e aprender com os semelhantes.

É importante que o professor, ao receber em sua turma um aluno com deficiência auditiva, informe as outras crianças que irão receber um colega diferente. Deve explicar-lhes que se trata de uma criança surda, que, portanto, não poderá ouvi-los e nem falar com eles, mas que com o tempo encontrarão formas de interação.

Para que aconteça uma boa inclusão escolar do educando é necessário que haja uma cumplicidade entre professor e aluno. É também preciso que o professor esteja em constante atualização, reconhecendo as necessidades de desenvolver métodos de conversação com o aluno, de acordo com seu grau de entendimento. No caso das crianças com surdez que se comunicam apenas pela Libras indispensável a presença do intérprete em sala de aula. Há ainda casos em que a criança com deficiência auditiva não conhece nem a Libras nem foi beneficiada por um programa de reabilitação.

Na sala de aula o aluno com surdez deve estar posicionado em um local onde possa enxergar o professor de frente, especialmente com seu rosto iluminado. Isso facilita a leitura facial, bem como pistas como gestos e expressões faciais e corporais. Além disso, é primordial que os professores tenham a consciência de que circular em demasia pela sala de aula prejudica a leitura orofacial do aluno surdo oralizado, assim como falar muito rápido, ter bigode e pouca articulação labial.

O professor quando for avisar para a turma tarefas, trabalhos ou provas, deve anotar no quadro as datas e o contéudo, visando que o surdo oralizado não perca esse aviso de jeito nenhum. Porque a ciência da leitura orofacial é falha e requer muito esforço visual para não perder nenhuma informação precisa. Muitos surdos oralizados entendem mais pelo contexto do que pelo reconhecimento cem por cento de tudo que foi falado.

Também são usados recursos visuais diferenciados com o objetivo de proporcionar melhor entendimento dos conteúdos explanados no decorrer das aulas tanto no espaço como nos recursos usados em sala de aula na qual possui laboratório de informática com acesso a internet e vídeos diversificados adaptados em libras e coleção do dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da LÍNGUA de Sinais Brasileira.

O ambiente educacional deve priorizar o visual na pratica com o aluno deficiente auditivo, então de acordo com a pesquisa realizada o professor deve se apropriar de atividades como: Mímica, som e tato, Jogo das expressões, Jogo Cara a Cara, Jogo Configuração de mãos.

A utilização de uma metodologia que lance mão dos recursos visuais para que impulsione a compreensão atitudinal da Língua Portuguesa, mediada pela exploração concreta e contextualizada, dos conteúdos programáticos, observando ainda as sugestões contidas nos parâmetros curriculares nacionais, oportunizará que o educando adquira de forma prazerosa e eficaz os conteúdos da Língua Portuguesa. O professor ainda deve ser o mediador preocupado em planejar e desenvolver aulas estimulantes, desafiadoras, provocando no aluno o interesse pela busca autônoma do conhecimento e a perda do medo em enfrentar desafios.

Os alunos com surdez baseiam-se mais nas pistas visuais que nas auditivas. A utilização, em sala de aula, de recursos visuais facilitam a compreensão e a aprendizagem do aluno. Além dos recursos visuais, também podem ser utilizados objetos concretos como fotos, gravuras e desenhos. Ainda podem ser utilizadas línguas de sinais, mímicas e gestos que ajudem a dar sentido ao que está sendo estudado.

O problema fundamental dos surdos focaliza-se na sua concreta dificuldade de linguagem e destacamos o fato dos professores não dominarem a língua natural dos surdos, não favorecendo um diálogo, a troca de impressões e uma melhor compreensão estrutural da língua oral por parte dos surdos. Por fim não devemos esquecer, no entanto, que cada criança constitui um caso e que deverá ser analisado individualmente, com vista a um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com