TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Na Comtemporanidade

Dissertações: Serviço Social Na Comtemporanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

Sabe-se que hoje a assistência social é um direito garantido pela constituição. Fato que ocorreu a partir de um longo processo histórico de lutas e conquistas da sociedade Brasileira. O principio intercorreu a chamada assistência esmolada, pois assistência dos mais pobres não foi merecedora da atenção ao poder publico. O estado era um mero distribuidor de isenções clientelistas a grupo privados e religiosos e estes concentravam o atendimento a populações vulnerável a pobreza, cabendo a iniciativa das igrejas e dos chamados homens bons. Logo depois esse termo foi substituído pelo que alguns especialistas batizaram de assistência disciplinada, as ações continuavam filantrópicas e a cargo de particulares e religiosos em instituições como hospitais e asilos. A primeira entidade no país criada para atender desamparados foi à irmandade da misericórdia, que se instalou na capitania de são Vicente em 1543.

Em todo o sistema do Brasil colônia recolhia-se as esmolas era uma prática portuguesa, recolhia-se dos que tinham recurso e aplicava nas obras de misericórdia como eles denominavam,eram obras sociais. No Brasil, o reconhecimento da assistência social pelo estado aconteceu lentamente, se acentuando na era industrial.

A revolução de 1930 conduziu a questão social no centro da agenda publica nessa época, o estudo aumentou sua atuação na área social. Era uma resposta ao fortalecimento das lutas social e trabalhistas. Na era Vargas conheceram a força do

Governo federal com a criação do ministério do trabalho,indústria e comercio ,surgiu ainda os institutos de aposentadorias e pensões (IAPS) peças de um sistema de previdência social Lógica do seguro. Porém esse benefício era concedido aos trabalhadores formais, sendo que grande parte da população naquela época por ser desfavorecidos financeiramente não tinha o luxo de exigir um trabalho forma.

Em 1938 em pleno o estado novo é criado o conselho nacional de serviço social. Vinculado ministério de educação e saúde formando por pessoas ligadas a filantropia. O estado voltou-se um pouco mais aos excluídos do sistema de previdência social. O amparo passou a ser dirigido ao que não conseguiam garantir a sobrevivência.

Com o golpe militar em 1964, o regime militar não chegou a promover inovações significativas no padrão existente, a assistência social se burocratizou com regras,normas e critérios de atendimento a população excluída,nesse período foi ampliada a previdência social e criada a funrural estendendo a assistência aos trabalhadores rurais.

Em 1984, o Brasil vive a intensa mobilização popular e com a constituição de 1998, a assistência social passou a ser reconhecida como política publica integrante da seguridade social,a o lado das políticas publicas de saúde e da previdência social a estrutura da assembleia constituinte assegurou a ampla participação do povo na elaboração da carta magna.A partir daí a proteção social passou a ser reconhecida como direito do cidadão e dever do estado.

Atualmente, segundo o IBGE 100% das cidades brasileiras possuem estrutura da assistência social.Na primeira década do milênio,milhares de brasileiros saíram da linha de pobreza começaram a ter acesso a serviços e benefícios da mesma,e descobriram onde a esmola termina, o direito começa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com