TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Na Contemporâneidade

Monografias: Serviço Social Na Contemporâneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

História:

A criação e funcionamento dos Conselhos de Fiscalização das Profissões no Brasil tem origem nos anos de 1950, quando o estado regulamenta profissões e ofícios considerados liberais; assim foi criado o CFAS e o CRAS, onde hoje são denominados CFESS e CRESS. Os conselhos têm caráter basicamente corporativo, com função controladora e burocrática exigindo o cumprimento do desempenho da profissão de forma ética e tecnicamente qualificada com base na lei 8662, aprovada em sete de junho de 1993.

Os conselhos também promovem a articulação política com os diversos movimentos sociais e com as demais entidades da categoria. Em 1986 foi aprovada a alteração do código de ética profissional, visando atender e nortear a ação do Assistente Social em relação as novas demandas de trabalho, onde os valores e direitos são tidos como universais e acima dos interesses de classes sociais. Nessa área de conflito entre as classes, tem-se a necessidade de um profissional com boa articulação política e com domínio do conhecimento teórico e prático.

Além da cobrança do bom desempenho profissional, essa fiscalização passa a ter o caráter de instrumento de luta, capaz de politizar, organizar e mobilizar a categoria na defesa do seu espaço de atuação profissional e na defesa dos direitos sociais.

Com a expansão do capitalismo exigindo um perfil profissional cada vez mais produtivo, criativo, com um nível de formação cada vez maior, sempre atualizado e tudo isso sem perder a eficácia e eficiência na função que já está desempenhando, somando isto a inovação tecnológica, cria-se um cenário onde surgem crises de desemprego e graves problemas sociais. É nesse cenário que o Assistente Social desenvolve o seu trabalho, necessitando sempre estar atento para as novas demandas que vão surgindo no dia-a-dia. Com isso não tem se perdido o mercado de atuação tradicional do Assistente Social, mais sim uma expansão de suas competências e possibilidades de atuação.

Projeto Ético e Político

Este projeto ocorreu nas décadas de 70 e 80, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social e possibilitando a atualização técnica para as novas demandas de serviço que estavam surgindo devido às mudanças que estavam ocorrendo na sociedade brasileira. Seu amadurecimento se deu na década de 90, onde houve transformações políticas, culturais e econômicas, marcadas pela influência do neoliberalismo. O reconhecimento da liberdade, a expressão dos indivíduos sociais, são algumas das características estruturais do projeto ético político que propõe uma nova ordem social, de maneira favorável a justiça social, ampliação de cidadania e conscientização de direitos e deveres do cidadão.

Campo de Atuação do Assistente Social

Os campos de atuação do Assistente ainda não foram bem delimitados, pois a profissão ainda se encontra em expansão. Algumas áreas são extremamente novas, como o Serviço Social no meio ambiente; isso não tem significado a perda de áreas mais tradicionais de atuação como: saúde, educação, empresas privadas, setores públicos, assessoria e consultoria a ONGs, setores jurídicos e na área habitacional.

O Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com