TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social No Brasil

Trabalho Universitário: Serviço Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Serviço Social no Brasil.

Tempos Modernos é um filme do cineasta britânico Charles Chaplin gravado em 1936. Trata-se de um filme que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

Segundo o filme, as questões sociais surgiram ou foram agravadas em decorrência das mudanças havidas na sociedade a partir da Revolução Industrial. É justamente nessa época, nos anos 30, mais especificamente no ano de 1936 que historiadores brasileiros remontam como a data do nascimento do Serviço Social no Brasil enquanto profissão, bem como as lutas enfrentadas pelos primeiros Assistentes Sociais.

Assim como no filme, o Brasil em 1930 estava vivendo os efeitos da Revolução Industrial (mudança de mão de obra por máquinas), o início do processo de industrialização (produção em larga escala), o que ocasionou um grande movimento denominado de êxodo rural (onde pessoas do campo migraram para a cidade em busca de oportunidades de emprego).

No Brasil, o êxodo rural ocorreu inicialmente no Rio de Janeiro em razão da escassez de trabalho no campo e com o aumento da oferta de emprego na cidade em razão do crescimento das indústrias, havendo aí uma numerosa migração para o Distrito Federal, à época se localizava na cidade do Rio de Janeiro. O Distrito Federal não estava preparado para absorver aquela quantidade de pessoas que buscavam a área urbana para se instalar e trabalhar nas fábricas. Como consequência houve o “inchaço” das áreas urbanas e com o excedente de mão de obra, começaram a surgir vários problemas de cunho social, dentre eles podemos citar: crescimento de áreas urbanas de forma desorganizada e desordenada, surgimento de favelas, desemprego, péssimas condições de saúde, fome.

Embora com mão de obra abundante, as fábricas não apresentavam boas condições de trabalho em razão da ganância dos empresários na busca de lucro e alta produtividade, o que refletia diretamente na qualidade de vida de seus empregados que eram tratados como escravos, apenas com deveres e sem direito a quase nada.

É justamente o reflexo do enredo da história do filme Tempos Modernos que se baseia em um trabalhador de uma fábrica que trabalhava em ritmo extremamente acelerado em uma linha de produção, muitas vezes de forma desgastante e desumana.

Seu foco principal é uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.

Nesse filme Chaplin quis passar uma forte mensagem social, onde máquinas tomam o lugar dos homens, surgindo vários problemas sociais que levaram ao aumento da criminalidade, a escravidão, o desemprego, a fome, dentre tantos outros problemas de

cunho político, econômico e social. O filme retrata de forma brilhante a situação ocorrida nas fábricas àquela época. Como se podem notar no filme as fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho.

As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com