TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atitudes de aprendizagem criadas, realizadas e compartilhadas no cotidiano da escola

Seminário: Atitudes de aprendizagem criadas, realizadas e compartilhadas no cotidiano da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2 – Relações de ensino produzidas, realizadas e compartilhadas no cotidiano da escola

1) A relação estabelecida entre o professor e as crianças, destes com o ensino, com os pares e com o próprio estagiário:

É claro e perceptivo a relação de afeto do professor e aluno nesta faixa etária. A professora costuma tratar as crianças com carinho, porém, quando necessário, é rígida e sabe impor respeito. O compromisso com o ensino é bem forte, pois sempre são realizadas atividades pedagógicas de diversas áreas do conhecimento, além de circuitos de obstáculos e oficinas de convívio. O papel, dos auxiliares de primeira infância, fica mais atrelado ao cuidar da higiene e da alimentação das crianças, porém também damos um suporte ao professor na realização de atividades e organização da sala.

2) A rotina do grupo observado: a chegada na classe, os gestos e manifestações de afeto e vínculos, a organização do cotidiano, o uso de recursos didáticos.

Na chegada os pais levam as crianças até a sala de aula, onde são recebidos pela auxiliar de classe até a chegada da professora. Enquanto esperam a professora eles brincam. Com a chegada da professora começa a rotina da sala de aula, iniciando com as boas vindas e após a chamada com pequenos cartazes com as fotos e nomes das crianças. Nesse momento a professora mostra aleatoriamente um cartaz de cada vez e faz perguntas do tipo “Quem é essa criança?”, “Esse amiguinho veio hoje?”, e a criança do cartaz o pega e o coloca no mural de chamada. As crianças são bem participativas e gostam muito desse momento. Após eles formam fila para o café da manhã, eles tomam leite e biscoitos.

Após voltarem para sala de aula é realizada atividades que pode ser, desenhos com lápis de cor ou giz de cera, pintura com tinta guache, desenhos em formas geométricas, atividades direcionadas para a idade deles.

Quando falta meia hora pra eles irem embora, a professora conta historinhas pra eles, deixa eles próprios escolherem, e manipularem os livros. E enquanto eles estão entretidos com os livros os pais vêm busca-los na sala.

3) O comportamento dos alunos: a participação nas atividades propostas, as reações frente a conflitos, o envolvimento com a rotina.

As crianças são bastante carinhosas e participativas. Elas sempre se interessam pelas atividades e as realizam conforme o proposto. Também estão bem acostumadas com a rotina da sala, portanto a seguem sem problemas.

Em alguns momentos elas se mostram sem limites, portanto nesses momentos temos que ser mais rígidas com elas. Porém essas situações não causam problemas, pois são facilmente contornadas.

4) A condução do trabalho pedagógico por parte do professor, suas orientações e comandos aos alunos; a mediação exercida nos momentos de aprendizado, suas estratégias mais utilizadas.

A professora conduz seu trabalho pedagógico de maneira eficiente. Seu planejamento é feito através de seminário, com relatórios reflexivos de atividades específicas. As orientações pedagógicas que ela dá aos alunos estão de acordo com a idade deles, ou seja, são coisas bem básicas como formas geométricas, números de 1 até 10, alfabeto, as letras iniciais dos nomes das crianças (por exemplo, M de Marcela, A de Arthur), além de atividades de arte e movimento. Também são dadas orientações relacionadas ao cuidar, como não colocar objetos na boca e não correr para não escorregar e se machucar, e relacionadas ao convívio social, como não bater, empurrar ou morder os amiguinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com