TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sevico Social

Exames: Sevico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

As políticas sociais têm suas origens nos movimentos populares do século XIX, durante os conflitos surgidos, no capitalismo destinando à classe operaria na luta pelos seus direitos durante o período de desenvolvimento das primeiras revoluções industriais e foi surgindo de forma progressiva entre os diversos países. A política social foi, então, vista como plano de mediação do governo nas relações sociais geradas no mundo da produção, ou seja, foi uma intervenção, para os métodos de globalização que está em curso e provoca profundas mudanças em vários setores da sociedade.

Um dos maiores dificuldades a ser enfrentado nesse processo está na identificação da postura a ser desenvolvida pelo governo, pois tem perdido progressivamente algumas de suas garantias políticas e econômicas.

Diante disso, é necessário o serviço social desenvolver ações referentes ao planejamento estratégico diante a nova gestão dos serviços.

O projeto político trata do reconhecimento da liberdade como valor ético central a liberdade criada de acordo com a história, com possibilidade de escolher opções sólidas, e é neste sentido que aparece o compromisso com a liberdade e a plena evolução dos indivíduos sociais. O projeto profissional vincula-se a uma forma de grupo social, que propõe a construção de uma nova resolução social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero. Não podendo desvincular esses valores da história do serviço social, assim como das influências que foram construídas historicamente.

2 DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento das políticas sociais foi acontecendo de forma sucessiva, tendo origem no capitalismo; destinam-se à classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. A operação do Estado conhecida como medida de políticas sociais fundamenta-se na inserção de assistência social, de prestação de serviços sociais, que atendia a uma diversidade de informações e atitudes, como, internação atendimentos médicos atendimento psicológicos, reintegração social.

Os aparelhos estatais governados pela classe dominante parecem feitos para subjugar, submeter o proletariado, exercendo a função de reproduzir a subordinação das classes dominantes. São classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primárias, secundárias e terciárias, e apresentadas de acordo com o público-alvo.

Embora os estados sejam ideológicos são também repressivos. A política social articula os movimentos sociais de trabalhadores com as formas de reprodução impostas pela valorização do capital e pela manutenção da ordem social.

As políticas sociais apareceram como meio de atenuar o de enfrentamento, da situação de insegurança dos direitos humanos, prevalecentes em governos autoritários. Portanto, houve a preocupação de acrescentá-las na Constituição Federal de 1988, como preconizado em seu art. 3º:

Constituem objetivos fundamentais da república Federativa do Brasil:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer formas de discriminação (BRASIL, 1988).

Nas décadas de 1980 e 1990, o país enfrentou grandes mudanças no que diz respeito à ação social do Estado, que teve como resultado mudanças significativas. A constituição de 1988 lançou as diretrizes para uma alteração da intervenção social do Estado que aumentou os direitos sociais, no que diz respeito à definição dos beneficiários e dos benefícios.

Vamos conhecer algumas conquistas da reforma política social no campo dos direitos sociais. Incluem-se na história do Brasil, diversos marcos que se relacionam com as políticas sociais e aos direitos sociais. Os principais formam:

• 1923 – Lei Eloy Chaves – criam o (CAP), Caixa de Aposentadorias e Pensões destinada aos trabalhadores ferroviários como resposta às lutas sociais. Garante direitos sociais como a aposentadoria, atendimento médico para o trabalhador e sua família, auxílio-medicamento e pensão para os herdeiros em caso de morte do trabalhador;

•1933-Criado IASP - os Institutos de Aposentadorias e Pensões;

•1942 - Criação da LBA – Legião Brasileira de Assistência – Coordenada pela primeira-dama para atender às famílias de pracinhas envolvidos na guerra. Após 1946, destina-se às pessoas pobres e apóia a maternidade e a infância

•1943 - Promulgação da CLT -Consolidação das Leis do Trabalho;

• 1960 – Aprovações da Lei Orgânica da Previdência Social (Lops) – unificação dos benefícios colocando em ordem mais de 300 leis e decretos referentes à previdência social;

• 1963 – Criado o Funrural – Fundo de Assistência do Trabalhador Rural, em resposta aos movimentos dos trabalhadores rurais, estendendo-se a eles os direitos trabalhistas;

• 1966 – Criado o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social – Neste período foram estabelecidas convênios junto às empresas para que os trabalhadores fossem atendidos no local de trabalho, apoiados na idéia de saúde e segurança do trabalho, contribuindo assim para o aumento da produtividade;

• 1971 – Ampliação da previdência ao trabalhador rural, com o beneficio de meio salário mínimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com