TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Gestão Em Seviço Social

Casos: Planejamento E Gestão Em Seviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1)

Leitura.

FALEIROS, Vicente de Paula do Serviço Social no Brasil.

Um movimento em questão. Revista Serviço Social e Sociedade nº 84.

Passo 2)

Texto com as observações e reflexões e criticas sobre o tema abordado no artigo lido, referente à necessidade de um movimento de reconstituição para a profissão do Assistente Social.

O movimento de Reconceituacao do Serviço social no Brasil identifica suas origens vinculadas à igreja católica e ao movimento decorrente, adotado como analise o enfoque marxista, vale ressaltar os componentes básicos do movimento? A critica do serviço social tradicional e o esforço de uma teoria práxis, em resposta a realidade brasileira. Este movimento é movido pelas pressões sociais de populares, marcando historicamente pela desigualdade de classes, proveniente do capitalismo.

Um processo de construção de propostas profissionais em resposta as exigências Sociais.

Historia do serviço social se constitui, num processo que articula a conservação e renovação que envolve reelaboracão por um grande numero de profissionais na busca de novos conhecimentos baseado em uma nova concepção do homem e do mundo, e na formação de novas metodologias que pudesse realizar uma ação com um novo posicionamento. Posteriormente desenvolve uma nova visão da profissão e das funções do assistente Social, nos entido de reformulação teóricos e praticas envolveu impasses e resultou questionamento, reelaboracao delineando fases diferentes.

E profundamente associada na historia da sociedade.

Etapa ( 2)

Passo (1)

Leitura-

Pagina 90-124 do livro CBCISS. Teorização do Serviço Social

Documento alto de Boa vista. Rio Janeiro?Agir, 1988.

Passo 2)

Discutir as principais idéias apresentada no documento, referente aos dois seminários.

PASSO 3)

Relatório

A importância dos seminários sobre á historia do Serviço Social.

Foram de suma importância os dois encontros e as conseqüências destes momentos para o serviço social no Brasil, por volta da década de 30 surgindo modelos que não respondiam ao que a Igreja pregava, tomando a prática da caridade mais racional. Através do seminário buscava-se o reconhecimento da profissão e o progresso da ciência social.

Depois da elaboração dos documentos de base do seminário teve a participação de assistentes sociais que abordam os temas: serviço social e à cientificidade, fenomenologia, e a dialética. Para o autor a prática do serviço social não é orientada pelos conceitos de uma única teoria, para o mesmo o objetivo do serviço social e a orientação do processo de aprendizagem social em virtude de atuar em realidades sociais com intervenção de ser uma ação transformadora por grande numeram de profissionais em busca de fundamentos de novos conhecimentos, baseado em uma concepção de homem e de um mundo de novas metodologias que podem gerar ações coerentes.

Etapa (3)

Passo 1)

Leitura

Paginas 26 a 37-e 44 a 49 do livro.

CBCISS. Teorização do serviço social/ documento Alto da Boa Vista. Rio de Janeiro. Agir 1988.

Passo 2)

Elaborar dois textos. Situando as correntes positivas e fenomologica no Serviço Social.

Textos. Corrente Positivista.

O positivista vem para solucionar o problema das classes sociais, que aparece desde períodos da industrialização. Surgi necessidades de novas políticas no período do regime militar que tinha sua pratica autoritária.

Com o movimento Republicano liberal do Positivismo a monarquia parlamentar foi rompida, derrubando o imperialismo.

No serviço social o apostolado positivismo apresentou grande organização de leis trabalhista, consolidando confederação de indústria e sindicato que são frutos da organização sociais.

Com os novos conceitos de desenvolvimento na situação brasileira permitiu aceitar o processo do serviço social.

No grupo da organização dos assistentes sociais, á influencia de Augusto Comte professor de matemática, por sua dedicação social e inteligência e cultura que adquiriu, fez benefício à humanidade.

No positivismo que alcançou a grande projeção social pela sua participação no movimento abolicionista e republicano, com os resultados foram aceitos no Brasil, suas idéias era que civilização se torna se homogenia.

Comte trouxe duas palavras sociologia e altruísmo se base na realidade e altruísmo firma no sentimento e não nas forcas teologia.

Com a visão catolicismo a prática do altruísmo com o comprimento dos deveres social.

O apostolado positivismo levantou proposta de proteção ao trabalho da mulher e menores benefícios aos doentes formulando pela orientação da política trabalhista 1930.

O sindicalismo Americano foi o fundador por positivismo de maneira direta na idéia pela Paz Mundial ligada a questão social.

O catolicismo Leão X lll, abordou através da Encíclica Rerum Novarum, após a leitura do antecessor positivista a alerta para a igreja católica com o problema social, que não podiam ficar indiferente.

Com a revolução francesa a conseqüência da proclamação da republica trouxe a separação da igreja Católica com total liberdade total e de bens que pertencia ao Estado.

Foi um positivismo que favoreceu a Igreja junto o catolicismo se aproxima do positivismo com mudanças no atual de uso da língua local ao latim pelo Papa e ponto de vista ecumênico.

A existência de outra religião com elementos comum, com objetivo de estabelecer uma unidade social. E religião cada da parte componentes, indivíduo Amor e Fé.

No movimento de transformação do planeta o positivismo dirige

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com