TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Sexualidade Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  380 Visualizações

A sexualidade infantil é um processo natural e cultural desenvolvido desde as primeiras experiências afetivas do bebê com a mãe desde o nascimento até a morte.

Uma de suas primeiras etapas é a fase sensório motor onde a criança começa a construir esquemas de ação para assimilar o meio, a inteligência é prática, desenvolve noções de espaço e tempo. O contato com o meio é direto e inicia-se a representação interna. Nesse processo, cabe ao adulto ensinar o uso correto de todas as partes do corpo, reagir naturalmente a qualquer manipulação genital e aceitar a sexualidade como parte da vida humana.

No segundo estágio, chamado pré-operacional, e que vai dos dois anos aos sete anos, os objetos da percepção ganham a representação por palavras, as quais o indivíduo, ainda criança, maneja experimentalmente em sua mente assim como havia anteriormente experimentado com objetos concretos. Durante esse processo deve-se: reagir com calma quando a criança usar uma palavra “feia” relacionada à sexualidade e colocar limites quando se fizer necessáriointervenção do professor deve ser tranquila, mas firme colocando para as crianças, os limites que elas não estão conseguindo colocar. O educador deve também dar respostas objetivas às perguntas das crianças e ajudar a criança a esclarecer suas ideias sobre as diferenças anatômicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com