TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinergias entre segurança e saúde ocupacional e gestão ambiental

Artigo: Sinergias entre segurança e saúde ocupacional e gestão ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Artigo  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

IPGC / MBA DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL / DISCIPLINA: QSMS

DUPLA: ANNA IZABEL DE BRITO SILVA ALBUQUERQUE

SIMONE DA SILVA MACEDO

ESTUDO DIRIGIDO – ARTIGO “O sinergismo entre a Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e a Gestão Ambiental”

1- Segundo o artigo o que significa sinergismo?

Aplicação de um sistema de gestão com ações planejadas e articuladas a fim de melhorar a efetividade do processo geral, permitindo uma tomada de decisão que preserve ao mesmo o meio ambiente e a saúde e segurança do trabalhador.

2- O que significa PDCA?

PDCA- PLAN, DO, CHECK, ACT (Planejar, Fazer, Verificar e Analisar Criticamente – Ciclo da Melhoria Contínua).

3- Esquematize a abrangência de impactos a SSO e Ambiental e faça comentários relevantes acerca do esquema.

Empresa- SSO – Impactos que ocorrem no Am ambiente interno à organiza

ção.

Meio Ambiente – Fora dos limites físicos da organização (muros que a limitam).

Segundo (Melo,2012) esta abrangência é muito importante no monitoramento dos impactos referentes à SSO e Ambientais, porém torna-se mais complexa ao considerar-se a grande relação existente entre homem e meio ambiente.

4- Relacione e comente pelo menos 2 exemplos citados no artigo que mostra que os impactos à SSO e os Impactos Ambientais estão inter-relacionados.

“Uma Organização que simplesmente remove o agente poluente do ambiente interno (Impacto à SSO) e o lança no ambiente externo sem nenhum tratamento prévio (Impacto Ambiental)”.

“Uma empresa protege adequadamente seu funcionário dos riscos de acidente de trabalho (Impacto à SSO), mas lança agentes poluentes indevidamente no ambiente externo (Impacto Ambiental), ao sair do trabalho, o empregado é contaminado pelos agentes poluentes, não indo trabalhar no dia seguinte”.

Como se pode observar, tentar separar os limites físicos dos impactos relacionados à SSO (Ambiente Interno) e os impactos que se relacionam ao meio ambiente (externo), torna-se inviável, haja visto que, ambos estão inter-relacionados, guardando entre si uma forte relação de causa e efeito.

5- O que significa padrão de desempenho holístico ?

Padrão de desempenho mais abrangente, que envolve além das questões da qualidade financeira, questões relativas à saúde, segurança ocupacional, ao meio ambiente e responsabilidade social (CARDELLA, 1999).

6- Baseando-se nos conceitos De Cicco (2000) e Cerqueira (2006), como pode-se definir Sistema Integrado de Gestão (SIG) ?

Conjunto de elementos relacionados entre si (processos procedimentos e práticas) que devem ser implementados para assegurar a uma organização o estabelecimento de políticas, seu desdobramento em objetivos e para permitir que estes objetivos sejam atingidos de forma mais eficiente do que quando há diversos sistemas individuais sobrepondo-se (DE CICCO, 2000; CERQUEIRA, 2006).

7- Quais são as bases que se inter-relacionam das normas ISSO 14001 e OHSAS 18001 que fornecem as diretrizes para a estruturação de um Sistema de Gestão Ambiental e de Saúde e Segurança Ocupacional?

Princípio da melhoria contínua e ciclo PDCA.

8- Qual a diferença essencial entre ISO 14001 e OHSAS18001?

A ISSO 14001 se concentra na gestão do impacto da organização no ambiente externo, enquanto a OHSAS18001 se concentra na gestão ambiente interno da organização para assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável.

9- Quais as facilidades de controle de uma organização ao se implantar sistemas de gestão ISSO 14001 e OHSAS 18001?

As normas ISO 14001 e OHSAS 18001 estabelecem diretrizes básicas para implementação de um sistema de gestão integrado que propiciam facilidade dos controles e desenvolvimento do sistema. Esta facilidade se deve ao fato de se manter o mesmo controle de documentação, o mesmo programa de auditoria, o levantamento e controle de atendimento à legislação aplicável, ao mesmo programa de treinamento e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com