TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sipat

Projeto de pesquisa: Sipat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Aos dezenove dias do mês de Agosto do ano de 2014, as turmas do quarto ano matutino e vespertino apresentaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho com humor e criatividade e objetivos como fazer com que os alunos refletissem a respeito da saúde e segurança do colaborador, estudar como o prevencionismo avança nos dias atuais e a importância do profissional pesquisador, e acima de tudo formar o cidadão participativo, capaz de atender a crescente demanda por profissionais aptos a eliminar ou minimizar os agravos á saúde do trabalhador.

Os recursos utilizados para apresentação foram a mesa redonda , foram ministradas oficinas pelo quarto ano, um ensaio musical e um quiz ministrado pela orientadora Cremilda Galvão e a vice-diretora Vanuza.

5

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Ás oito horas do dia 30 de agosto de 2014 começaram a ser realizadas as inscrições para as oficinas que seriam administrada por alunos do quarto ano. Quando os alunos começaram a se inscrever começou uma grande confusão pois só haviam 3 pessoas inscrevendo os alunos sendo que eram 4 turmas ocorrendo assim grande tumulto.

Abertura das atividades começou com uma mensagem bonita e motivadora do professor Léo falando de fé e educação e uma oração. Depois ele ressaltou a importância da SIPAT onde se aprende sobre segurança do trabalho de uma forma mais dinâmica e interativa a favor da prevenção da integridade física e mental do colaborador.

EDSON DINIZ

O engenheiro e técnico em Segurança do Trabalho Edson Fonseca Diniz foi o primeiro palestrante da mesa redonda que aconteceu no auditório.Edson começou falando sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho-SESMT que esta disposta na Norma Regulamentadora de número 4 é de extrema importância em qualquer tipo de empresa.

Ele também falou atenção aos clientes, pelo uso da criatividade, prevenção, cultivando o trabalho em equipe, comprometimento de todos e principalmente melhoria continua que é a base de qualquer empresa.

Edson falou a importância do ciclo PDCA(Plan,Do ,Check e Act)- planejar, executar, verificar e agir e também o que as empresas devem buscar atenção dos clientes, criatividade, prevenção de erros, melhoria continua, parcerias estratégicas, cultivando trabalho em equipe .Mencionou também a

6

cooperação dentro da organização,o sistema de gestão que deve conter estrutura, recursos, processos, documentação.

Edson ressaltou que o ambiente laboral deve ter a devida manutenção e atenção além de vistorias em busca de qualquer risco que possa ocasionar qualquer acidente de trabalho.

Encerrou a apresentação com um vídeo tocante que conta a historia de Tony Melendez que nasceu sem os braços e que mesmo assim leva uma vida quase normal monstra que com coragem e determinação pode-se superar todas as dificuldades que são impostas.

LIANA FABRICIA

Liana é coordenadora do Centro Regional de Saúde do Trabalhador Santo Antônio de Jesus-CERESTSAJ. Ela explicou o surgimento , as funções e interesses do mesmo.

O CEREST surgiu em 2006 e contempla 23 municípios, trabalha com assistência especializada, promoção e proteção e também investiga as condições de trabalho.Não atende emergências, não realiza exames e nem tem papel de SESMT.

O CEREST promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica.

7

SARAH SABRINE

Sarah Sabrine é técnica em Segurança do Trabalho da Cliday ela falou sobre a importância de adquirir conhecimentos fora das salas de aula.

Se encerrou as atividades da manha com apresentação musical elaborada pelo 2º ano matutino, com coreografia mal ensaiada musica mas lida e a uma dança vulgar e sem sentido e desnessário.

Encerramento das apresentação de manha as 11:20 hs.

QUIZ

Ás duas horas recomeçaram as atividades de abertura tivemos o quis ministrados pela vice-diretora Vanuza e as professoras Cremilda e Nilza. Os alunos foram divididos em quatro grupos onde em cada rodada do quiz mandariam um representante do grupo para responder questões sobre Segurança do Trabalho .Foi bem divertido, interativo teve prendas onde alunos tinham que cantar e animar os resto dos alunos.

OFICINAS

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

A oficina de combate a incêndio começou depois de uma hora de atraso e não tinha um local adequado de espera foi dito que o atraso do início da oficias por causa de problemas técnicos. Foi iniciada mostrando prováveis locais onde pode se começar um incêndio, o mecanismo de um botijão de gás. Falaram da fabricação ilegal e em locais inapropriados de fogos de artifícios.

8

Demonstrou como utilizar os extintores as classes de incêndio e qual extintor adequado para cada classe. Depois a demonstração de como apagar incêndio decorrente a botijão de gás e alguns participantes da oficinas poderão fazer também. Tirando o atraso a oficina foi muito boa.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A oficina de Relações Interpessoais começou com uma dinâmica onde se jogaria uma bola e a pessoa que pegasse teria que se apresentar dizendo o nome, a idade e o que gosta de fazer. Depois foi assistido um vídeo onde se explica um pouco mais sobre relações interpessoais no trabalho. Ouve uma encenação onde mostra a falta de comunicação adequada entre colaborador e técnico em Segurança . Teve uma dinâmica bem legal onde dava- se as mãos e depois as pessoas se misturavam e depois tinha q desembolar a confusão que se formava.A oficina foi bem legal e divertida

9

CONCLUSÃO

A SIPAT apesar de um pouco desorganizada e com atrasos foi bem divertida e no meu ver atingiu seu objetivo que os alunos refletissem a respeito da saúde e segurança do colaborador .Mostrou que podemos conscientizar os trabalhadores dos riscos que estão expostos de uma forma dinâmica e divertida.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »