TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sipat ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

Trabalho Escolar: Sipat ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  2.124 Visualizações

Página 1 de 6

TEMA: A importância da organização e planejamento de uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar os colaboradores da empresa sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

JUSTIFICATIVA

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é como o próprio nome já diz uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. Esta não deve ser vista como um mero cumprimento da legislação brasileira, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento de doenças da produtividade e na valorização da vida. A importância da semana interna de prevenção de acidente (SIPAT) nas empresas é levar a motivação até os colaboradores através de palestras e outros eventos criados durante esta semana.

A SIPAT é uma das atividades de maior importância durante o ano de trabalho para todos os envolvidos na segurança, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e os componentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Segurança do Trabalho (CIPA), devendo ser realizada com frequência anual, de acordo com a legislação que a regulamenta.

Oportunizar o desenvolvimento de atividades prelecionistas, buscando o envolvimento dos colaboradores através de ações que visem o desenvolvimento e a manutenção de ambientes de trabalho seguros, organizados e limpos. Ao realizarem as atividades propostas estarão, além de comparar o próprio desempenho com a realidade, fixando e aumentando, ainda mais, o comprometimento com a segurança do trabalho.

Outro ponto positivo desta SIPAT, é que ela envolve a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa. Para aumentar a eficácia do processo de aprendizagem, e estimular o comprometimento dos empregados com as práticas de prevenção de acidentes.

1.1 COMO SURGIU A SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), tem sua origem no Decreto 68255, de16/02/71, que instituiu em caráter permanente a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), em uma década em que os dados de acidentes e doenças de trabalho tinham picos estratosféricos, onde quase um milhão e meio de pessoas se acidentavam no trabalho.

Foi quando o governo começou a perceber que devia tomar algumas providências, publicando esta Lei supracitada, ela tinha por objetivo divulgar, “orientar e promover a prevenção de acidentes" lembra o engenheiro de segurança do Trabalho e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Higiene e Segurança do Trabalho (ABRAPHISET), Leonídio Ribeiro Filho. Porém, segundo ele, a Lei não explicava como isto seria executado na prática, sendo assim, promulgou-se a Portaria 3233, de 09/07/71, regulamentado a CANPAT.

Ela era realizada através de três itens: O Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CONPAT), a medalha de honra ao mérito da Segurança do Trabalho e a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho SIPAT (SIPAT), recorda Leonídio, devia ser desenvolvida uma vez por ano em nível regional, no mês de maio, através das Delegacias Regionais do Trabalho (DRT`s), e um dos seus pontos altos seria a convenção das CIPAS das empresas sediadas no estado. O engenheiro lembra que se deve destacar que estes aspectos legais por não terem sido revogados continuam vigentes. "Mas o Ministério do Trabalho, vendo o alcance motivador da SIPAT e tentando leva-lo" para as empresas, através da 4ª regulamentação da CIPA, instituída pela Portaria 3456, de 03/08/77, assinada pelo Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, criou a SIPAT que também deveria acontecer no mês de maio. Posteriormente, a 5ª regulamentação da CIPA que surgiu em 08/06/78, com o advento das NRs, pela Portaria 3214, ratificou a obrigatoriedade da SIPAT, com a modificação que ela poderia ser executada anualmente, mas em qualquer mês.

A SIPAT é um programa obrigatório, previsto na legislação trabalhista., surgiu para evitar que os funcionários se afastassem demasiadamente por motivos de saúde e acidentes, efetuando diversos eventos para a conscientização e prevenção de acidentes e doenças trabalhistas e até doenças relacionadas a comportamentos sociais e vícios, como DST’s, drogas, bebidas e fumo.

Os principais tópicos que a SIPAT aborda são: acidentes trabalhistas, saúde, alimentação, doenças ocupacionais, vícios, doenças relacionadas a comportamentos sociais, e muitos outros. A SIPAT deve ser efetuada anualmente é feitas palestras, peças teatrais, avaliações físicas e nutricionais, além de atividades de lazer para relaxar e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

1.2 COMO ORGANIZAR UMA SIPAT

Após ser definido o tema, que deve sempre estar diretamente ligado ao objetivo principal da SIPAT, devemos preferencialmente na reunião: Diretoria da empresa, mais o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), definir quem serão os encarregados de organizar os eventos da semana, já montando um pequeno cronograma de atividades e seus respectivos responsáveis.

É importante nesta ocasião, estabelecer prazos para o cumprimento das tarefas e também deixar certo os encontros e reuniões que serão feitos antes da SIPAT para que se avalie o andamento de sua organização.

1.3 PLANEJAMENTOS DA SIPAT

O planejamento da SIPAT envolve um trabalho que deverá ser realizado durante o ano, em todas as reuniões ordinárias da CIPA o assunto SIPAT deve estar presente. A lógica é a seguinte, planejar tudo e ir realizando o que é possível com antecedência, deixar apenas detalhes para os meses próximos ao evento, somente o que não se pode antecipar.

Proporcionar uma reunião que envolva a Diretoria, o SESMT e a CIPA, normalmente deve ser realizado, com o objetivo de estabelecer parâmetros para estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com