TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistamática Das Reações Inorgânicas

Artigo: Sistamática Das Reações Inorgânicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

As reações químicas de naturaza inorgânica ocorrem sob determinadas sistemáticas, não podendo estas serem confundidas com classificações. Sistemáticas podem ser entendidas como determinadas rotas de reações, a partir da natureza dos reagentes e produtos. Talvez a mais popular esteja concentrada nas reações de neutralização, nas quais um ácido e uma base reagem, formando-se um sal e água. Entretanto, outras reações são corriqueiras em laboratório de química, sendo algumas mostradas abaixo:

ácido + base → sal + água

ácido + óxido básico → sal + água

ácido1 + sal1 → ácido2 + sal2

ácido + metal → sal + H2

óxido básico + água → base

base1 + sal1 → base2 + sal2

base + óxido ácido → água + sal

óxido ácido + óxido básico → sal

óxido ácido + água → ácido

metal + água → base

1) Conforme já fora mencionado, ácidos reagem com bases, formando-se sal e água. Um exemplo para essa equação pode ser a reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio, com formação de cloreto de sódio e água, mostrada abaixo:

HCl + NaOH → NaCl + H2O

2) Ácidos reagem com óxidos básicos, dando origem a sal e água. Um exemplo é a reação entre o ácido clorídrico e o óxido de cálcio, com formação de cloreto de cálcio e água, equacionada abaixo:

2HCl + CaO → CaCl2 + H2O

3) Ácidos reagem com sais, dando origem a um segundo ácido e a um segundo sal. Um exemplo é a reação entre o ácido fluorídrico e o cloreto de sódio, com formação de ácido clorídrico e fluoreto de sódio, equacionada abaixo:

HF + NaCl → HCl + NaF

4) Ácidos reagem com metais, dando origem a sal e liberando gás hidrogênio. Um exemplo é a reação entre o ácido iodídrico e o ferro metálico, com produção de iodeto ferroso e gás hidrogênio, equacionada abaixo.

2HI + Fe → FeI2 + H2

5) Óxidos reagem com água, dando origem a bases. Um exemplo é a reação entre o óxido de magnésio e água, produzindo hidróxido de magnésio, equacionada abaixo:

MgO + H2O → Mg(OH)2

6) Bases reagem com sais, dando origem a uma segunda base e a um segundo sal. Um exemplo é a reação entre o hidróxido de sódio e o cloreto de lítio, com formação de hidróxido de lítio e cloreto de sódio, equacionada abaixo:

NaOH + LiCl → LiOH + NaCl

7) Bases reagem com óxidos ácidos, dando origem a água e sal. Um exemplo é a reação entre o hidróxido de sódio e o dióxido de enxofre, com formação de água e sulfeto de sódio, equacionada abaixo:

2NaOH + SO2 → H2O + Na2S

8) Óxidos ácidos reagem com óxidos básicos, dando origem a sais. Um exemplo é a reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com