TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Audiovisual

Ensaios: Sistema Audiovisual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra audiovisual "resulta da aglutinação dos termos" "audio" e "visual" 1 e refere-se:

a) "a tudo o que pertence ou é relativo ao uso simultâneo e/ou alternativo do visual e auditivo;

b) a tudo que tem características próprias para a captação e difusão mediante imagens e sons" (Cebrián Herreros, 1995: 53).

O audio, o visual e o audiovisual estão assim indissociavelmente ligados à percepção sensorial audio-ouvido; visual-visão; audiovisual-interacção ouvido/visão.

Logo, a palavra audiovisual pode designar duas "realidades", por vezes complementares, mas distintas:

a) Num sentido amplo, como mera justaposição de dois termos sem estabelecer qualquer relação entre eles. Considera-se o audio e o visual como elementos autónomos que manifestam a sua presença numa grande variedade de meios de comunicação. Exemplo: a fotografia, o disco, o telefone, o cartaz, o cinema mudo.

b) Num sentido restrito, estabelece-se uma íntima relação entre os termos para originar um outro produto. A percepção simultânea de som e imagem vincula de tal maneira estes elementos que eles originam uma unidade expressiva, total e autónoma. Exemplo: cinema sonoro, televisão, algumas aplicações multimedia. Adoptando-se o conceito ela configura um sistema que oferece duas possibilidades: 1- o funcionamento baseado na primazia de um dos subsistemas e 2- a integração do visual e auditivo no que Cebrián Herreros (1995: 54) denomina o audiovisual pleno - um sistema no qual não é possível examinar em separado cada um dos componentes se não quisermos destruir o sentido que transmitem.

É esta dupla acepção que iremos reter para definir "audiovisual" - um sistema que engloba os subsistemas auditivos e visuais que se combinam em múltiplas variáveis. Esta simbiose resulta num sistema novo, que não deve ser encarado como mera justaposição ou combinação híbrida. O audiovisual não é a soma dos seus elementos, constrói outra realidade, qualitativamente diferente. É um sistema tecnificado2, com uma mediação técnico-retórica3 que concilia e dirige o sentido dos subsistemas que o integram.

O audiovisual refere-se a toda a forma de comunicação sintética destinada a ser percebida ao mesmo tempo pelo olho e pelo ouvido. Esta linguagem está perfeitamente integrada no tempo e no espaço - o movimento acrescenta a dimensão temporal e casa-se com o som (Cloutier, 1975: 100).

Fig. 1 - Representação gráfica da recepção do audiovisual tecnificado à distância (Cebrián Herreros - 1995). O audiovisual tecnificado à distância é definido pelos eixos temporal e/ou espacial. Neste caso, a percepção da realidade assenta na mediação técnica que surge intercalada entre ela e o receptor. Este está, portanto, fisicamente isolado do acontecimento, anulando qualquer possibilidade de intervenção de outros órgãos sensoriais, gosto, tacto e olfacto.

2 - Signos e sistema audiovisual

Abordar o audiovisual como um sistema de signos é perspectivá-lo numa dimensão global, como substituto da realidade natural e como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com