TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema BPMS

Artigos Científicos: Sistema BPMS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do Caso de Implementação do Sistema BPMS

A Empresa Chubb no Brasil

A Chubb é uma das maiores seguradoras norte-americanas, está presente em 33 países e opera 132 escritórios. Fundada em 1882, em Nova York, EUA, oferecia, inicialmente, seguros marítimos, mas logo passou a oferecer também seguros comerciais e pessoais.

Em 1967, a empresa abriu seu capital e formou uma holding denominada The Chubb Corporation, com sede em Nova Jersey, EUA.

No Brasil, as operações foram iniciadas em 1973, com a aquisição do controle acionário da mais antiga seguradora na América Latina, a Argos Fluminense. Em 1992, a Argos passou a denominar-se Chubb do Brasil Cia. de Seguros.

Na linha de seguros pessoais, os principais focos são os seguros de: automóveis de alto valor, embarcações, jatos executivos e patrimônio pessoal, como obras de arte, antiguidades e coleções.

O portfólio de seguros comerciais abrange: operações marítimas, transportes, seguros de vida em grupo, riscos empresariais diversos, seguros massificados, entre outros.

Origens da Iniciativa de Melhoria de Processos por Meio do BPMS na Chubb do Brasil

Em 2003, a Chubb do Brasil, para aumentar sua competitividade, deu início ao projeto Seis Sigma, que gerou diversas iniciativas voltadas à melhoria de seus processos. Neste mesmo período, a Chubb dos Estados Unidos concluía um estudo sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia de Business Process Management System (BPMS) na operação suporte e melhoria de processos. Desse estudo, derivou-se a recomendação corporativa pela utilização dos softwares BMPS, que culminou com a homologação de uma solução corporativa: o sistema BMPS, denominado e-Work, desenvolvido pela empresa inglesa Metastorm.

O principal foco do projeto Seis Sigma era a área de Operações da Chubb. Na estrutura organizacional da empresa, essa área fazia parte da Diretoria de Operações e Tecnologia, também responsável pela adoção de novas tecnologias. Isso facilitou muito a visualização de oportunidades de uso da tecnologia BPMS.

Entendendo que a tecnologia BPMS tinha grande potencial para impulsionar as iniciativas de melhoria de processos almejadas pelo projeto Seis Sigma, a Diretoria de Operações e Tecnologia da Chubb do Brasil, iniciou em 2003, um projeto piloto para aprimoramento de processos por meio da tecnologia BPMS, que teve como finalidade maior o processo “cotação de seguros”.

A experiência foi muito bem-sucedida e motivou a criação de um programa para implementação da tecnologia BPMS em outros processos. O sistema BPMS passou a ser entendido como principal habilitador para aprimoramento de processos, confundindo-se muitas vezes com a própria iniciativa do projeto Seis Sigma.

Abordagem para Seleção de Processos a Serem Aprimorados via BPMS

Havia a necessidade de se definir critérios para seleção dos processos a serem trabalhados pela equipe do projeto Seis Sigma, considerando-se que os bons resultados alcançados pelo projeto piloto despertaram o interesse de diversos grupos internos da organização.

Os processos adotados pela Chubb foram:

• A iniciativa de aprimoramento do processo deveria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com