TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Corporativo

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Corporativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão da Tecnologia da Informação (GTI)

Tarefa 1 – Sistema corporativo - SIMATEX

Nos últimos anos, os sistemas corporativos, passaram a ser largamente utilizados pelo Exército Brasileiro. Eles são apresentados como “solução” para a maioria dos problemas encontrados nos diversos setores existentes na Força. São sistemas de gerenciamento informatizados capazes de integrar várias áreas de interesse da Instituição, que fluem por intermédio de uma base de dados, com todas as informações relacionadas ao pessoal, material, patrimônio, saúde, financeiro, entre outras.

De um modo geral, estes sistemas apresentam uma série de resultados positivos e benefícios. Porém, as dificuldades a serem enfrentadas e a evolução contínua para a obtenção de resultados não são tão claras, principalmente para a maior parte dos quadros de nossas Organizações Militares, que não possuem tantos conhecimentos na área da tecnologia da informação.

Todos os sistema corporativos utilizado pelo Exército Brasileiro têm a sua importância. No entanto, o Sistema de Material do Exército (SIMATEX) é o único sistema que vi “in loco” seu nascimento, desevolvimento e sua utilidade na Força. Dentre as dificuldades apresentadas pelos quadros durante sua implantação, etapa crítica e demorada, e posteriormente na manutenção e desenvolvimento deste sistema, foi observado o seguinte: resistência inicial da maioria dos militares; pessoal sem qualificação técnica para dar suporte e utilizá-lo; atualização constante do sistema por apresentar excessivos erros; complexidade na customização; insegurança do pessoal em relação ao manuseio e a aplicação do sistema corporativo; adaptação às mudanças na rotina do trabalho decorrente da introdução do sistema; resistência dos mais antigos, principalmente os mais velhos (subtenentes), creio que por não terem conhecimentos básicos em informática na época ou pela falta de confiabilidade nas informações que seriam extraídas do sistema.

Por inicialmente aparentar complexidade e modificações constantes, uma vez que, seria uma maneira nova de administrar nosso material, abrangendo outros subsistemas e realizando essenciais atualizações indispensáveis ao seu pleno funcionamento, o SIMATEX era encarado como um projeto de implantação de sistema de dados confuso e desnecessário, para mais tarde tornar-se um grande sistema de mudança organizacional, com objetivo definido para efetuar determinada função, de controle automatizado e gestão de todo o material existente no âmbito do Exército.

Neste contexto, o uso deste sistema integrado contribui com a melhoria e o detalhamento das informações gerenciais, evidenciando e especificando as atividades desenvolvidas, o que colabora para a transparência dos gastos públicos e para o elevado padrão de qualidade da nossa Instituição.

Realizar serviços de consultoria e treinamento de pessoal, bem como, a implementação, o controle e o correto gerenciamento deverá ser o diferencial para que o SIMATEX cresça com êxito, a fim de estabelecer de forma detalhada e oportuna, um avanço contínuo nas suas atividades, as quais são fundamentais para o sucesso e boa utilização do sistema. E também, que o usuário deste sistema corporativo precisa estar consciente da importância de manter os dados atualizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com