TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos e Sistemas Corporativos

Por:   •  23/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Processos e Sistemas Corporativos.

Nome: Matheus Manzi Furtado                           6º PERÍODO

Professor: Anderson Valadão

__________________________________________________________________________

Abaixo as questões sobre o estudo de caso distribuído em sala na aula passada:

1) Descreva o conceito de Vantagem Competitiva segundo Michael Porter especificado no texto

R: Conceito de Vantagem Competitiva está diretamente ligado a aplicação de estratégias competitivas e relacionadas à obtenção de um posicionamento favorável entre os concorrentes. Tudo isso, aliado a, uma perspectiva interdisciplinar e multidimensional, associado a uma abordagem sistêmica e focada nas relações entre diversos agentes. Por consequência, o conceito de Vantagem Competitiva está relacionado à adoção de diversas práticas que, em conjunto, auxiliarão a organização a alcançar este objetivo, cabendo destacar que estas conquistas são geralmente limitadas, temporalmente, em função da capacidade de reação do setor.

2) Explique a força competitiva Enfoque e dê exemplos

R: Neste caso, a empresa escolhe um segmento ou um conjunto de segmentos da indústria e concentra seus esforços no sentido de atendê-los. Dentro desta estratégia, distinguem-se outras duas: o enfoque no custo onde, dentro do segmento escolhido a empresa procura obter vantagem de custo; o enfoque na diferenciação onde, dentro do segmento escolhido, a empresa procura diferenciar das demais.

- Objetivos estratégicos: fornecedores, consumidores, concorrência e ambiente, sendo que, neste último, são consideradas variáveis ambientais como economia, política, sociedade e governo, a fim de se verificar a existência de ameaças e oportunidades.

- Motivos estratégicos: diferenciação, custo, inovação (novos produtos, processos produtivos, etc.), crescimento (acréscimo de n ovos produtos á linha da empresa, novas versões do produto e novas linhas) e aliança (a empresa procura adquirir ou unir-se a outras empresas).

3) Dê exemplos de como se obter vantagem competitiva com Tecnologia de Sistemas de Informação (TSI) e dê exemplos.

1- TSI pode criar barreiras á entrada? Um sistema complexo, além da dificuldade de imitação, facilita a seletividade e a resposta á demanda.

2- TSI pode fortalecer o relacionamento com os clientes? Um cliente que use um sistema de informações em suas operações rotineiras com seu fornecedor, torna-se dependente do mesmo e tem dificuldade economicamente falando, em operar com outros fornecedores.

3- TSI pode alterar as bases de competição entre concorrentes? O uso de sistemas “on-line” pode reduzir drasticamente os custos da empresa, além de agilizar os processos e melhorar o desempenho dos serviços.

4- TSI pode alterar a estabilidade de poder no relacionamento com os fornecedores? Sistemas que conectam cliente e fornecedor redistribuem o poder na relação entre ambos, uma vez que cria dependência de alguns fornecedores, rotinas de trabalho de difícil alteração e novos problemas em termos de precificação, tanto para o fornecedor, como para o cliente.

5- TSI pode gerar novos produtos? Sistemas de informações podem adicionar valor aos produtos ou aos serviços existentes da empresa ou gerar serviços ao cliente, a partir dos próprios dados gerados internamente na organização.

4) Explique como funciona o sistema CRS?

R: São sistemas informatizados cujo principal objetivo é gerir, e armazenar, as transações (ou reservas) relacionadas com as viagens dos cidadãos. Originalmente desenvolvidas e utilizadas pelas as companhias aéreas, mais tarde seriam também adoptados pelas agências de viagens como principal meio de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com