TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Armazenagem

Trabalho Universitário: Sistema De Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

Possibilita a localização e a movimentação de qualquer palete sem que seja necessário mover as outras;

Permite a arrumação de uma grande variedade de produtos;

Faculta planos de apoio de diversas alturas;

Ajusta-se a cargas de rotação relativamente elevada;

Pode ser facilmente montado e desmontado;

É compatível com a maior parte dos equipamentos de movimentação e com a maioria dos tipos de pisos industriais.

Protege a mercadoria contra estragos;

Permite um melhor aproveitamento do pé-direito;

Possui no entanto também algumas desvantagens, tais como:

Para um pé-direito superior a 8 metros há necessidade de se utilizar equipamentos especiais;

Baixa densidade de stock devido à necessidade de corredores para a circulação das empilhadoras;

Obriga a um layout bem definido;

Estante para paletes drive-in ou drive-throught[editar]

Consiste num bloco de estruturas contínuas com corredores, é utilizado quando a carga pode ser paletizada, é pouco variada e não necessita de alta selectividade ou velocidade. Os componentes deste sistema de armazenagem são bastante semelhantes aos da estante convencional para paletes, no entanto esta estrutura apresenta uma maior fragilidade, pois é bastante instável, necessitando de algumas exigências extras para a estabilizar. Neste tipo de estruturas, como a selectividade é baixa, a retirada das paletes é feita de uma forma mais lenta. A principal diferença entre o drive-in e o drive-thru, é que no primeiro a arrumação da estrutura impossibilita a empilhadora de atravessar os corredores, enquanto que no segundo essa movimentação já é possível pois a arrumação é feita na parte superior. Estes tipos de estrutura são utilizados principalmente quando o aproveitamento do espaço é mais importante que a agilidade no processo de armazenamento

Estante para palete push-back

semelhantes ao drive-in utilizado para cargas paletizadas. As paletes são colocadas em trilhos que possuem uma leve inclinação, e a primeira palete colocada é empurrada para trás pela segunda, e assim sucessivamente. Quando se procede à retirada das paletes, como a pista de carga é um pouco inclinada, possibilita o controlo da velocidade da palete por parte do operador da empilhadora. Quando se retira uma palete, as outras descem a pista, ficando sempre uma palete na parte frontal. Esta característica faz aumentar a selectividade desta estrutura, no entanto como é composta por um complexo sistema de trilhos, o número de posições paletes na profundidade é de apenas 2 a 5 paletes.

confeccionados em aços os sistemas de armazenagem são equipamentos de acondicionamento de matéria-prima ou produtos acabados, por meio manual ou por equipamentos de movimentação, tais como: empilhadeira, trans elevadores, etc...

Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com alguns critérios a serem analisados tais como: tipo de produto a ser armazenado, área disponível, etc...

Diante os tipos de sistemas de armazenagem mais comuns no mercado pode citar:

Estante para palete dinâmica[editar]

Designada, em inglês, por live storage ou gravity flow rack, é um sistema muito parecido com o push-back na sua selectividade e densidade de armazenagem. O tipo de paletes utilizados neste tipo de estrutura é muito importante, visto que, o que vai determinar o perfeito funcionamento do sistema, sem risco de paragens ou quebras, é o bom apoio das paletes nos roletes. A operação deste sistema faz-se colocando-se uma palete numa extremidade da pista, e devido à inclinação da pista, esta vai deslizando até à extremidade oposta da estrutura. Aqui, a primeira palete a entrar será obrigatoriamente a primeira a sair. A velocidade neste sistema é mais elevada do que no drive-in ou no push-back, visto que o operador não tem qualquer controlo sobre a velocidade de fluxo da carga, esta velocidade é imposta pelos roletes ou rodízios do sistema de freios.

Cantilever[editar]

É uma estrutura que se utiliza quando é necessário armazenar de maneira rápida produtos não paletizados e com um grande e variável comprimento como, por exemplo,tubos e chapas de aço. Possui uma alta densidade e seletividade de armazenamento

Armazenagem de produtos leves[editar]

Estantes[editar]

É o tipo de estrutura que se utiliza para o armazenamento de produtos com pequeno volume e peso, não paletizados e com armazenamento manual (Sistemas, 2005, p. 21).

Estantes de grande comprimento[editar]

É um sistema utilizado basicamente para o armazenamento de cargas leves mas que simultaneamente possuem um tamanho relativamente grande. Esta é uma estrutura intermediária entre as estantes e as estantes para paletes (Sistemas, 2005, p. 4).

Estantes flow-rack[editar]

Esta estrutura é utilizada para o armazeamento de cargas leves (caixas). Neste sistema o produto é colocado num plano inclinado com trilhos e este desliza até à outra extremidade do trilho (Sistemas, 2005, p. 4).

Estantes em dois andares[editar]

Esta é a denominação que se dá às estantes convencionais que tem uma grande altura, e que estão posicionadas em conjuntos formando corredores, sendo o acesso à parte superior feito através de uma escada. A principal vantagem deste sistema é a junção das principais características das estantes leves (o armazenamento manual, a selectividade, o baixo custo) com a possibilidade de aproveitamento máximo da altura (Sistemas, 2005, p. 25).

Organização e multiplicação do espaço[editar]

Mezanino[editar]

Ver artigo principal: Mezanino

É usado para a duplicação de uma determinada área, dividindo-se o espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com