TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Escrita

Artigos Científicos: Sistema De Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 7

Simbologia Pictográfica

Turma:Namisa 2

Nomes:Adriana,Elisangela,Emerson,Josilene,Michelle

Congonhas,22 de agosto de 2011.

OS SISTEMAS DE ESCRITAS

“A linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos. É o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade, seus atos. Instrumento ao qual ele influencia, e é influenciado; a base mais profunda da sociedade humana.” (Louis Hjelmslev, linguista dinamarquês)

A origem da palavra pictograma vem do latim picto -pintado + grego graphe -caracter, letra) é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de ilustrações. Para outros autores, pictograma compõe-se de picto, "imagem pintada", e grama, "mensagem". O homem primitivo serviu-se de diversos meios de comunicação, no entanto, nenhum deles tinha a finalidade de representar a língua oral. Eram totalmente independentes da fala. A manifestação mais elaborada desses processos comunicativos foi a "pictografia", ou melhor, a "escrita pictográfica". Consiste em transmitir uma ideia, um conceito ou um objeto através de um desenho (símbolo) figurativo e estilizado.

A escrita pictográfica foi a base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos, origem de todas as formas de escrita e, apesar dos "milênios", a pictografia continua a ser utilizada, principalmente na sinalização do trânsito e de locais públicos, na infografia e em várias representações do design gráfico; pois são auto explicativas e universais em realidade, eles possuem limitaçãoes culturais.

O termo pictografia veio até nós por intermédio da língua inglesa, passando desta para as outras línguas, muito embora e atendendo ao ponto de vista lógico, o verdadeiro nome deveria ser ideografia, nome que também é usado vulgarmente. Um pictograma representa de um modo simplificado um objeto, o qual pode ser mais ou menos icónico (mais ou menos semelhante como o modelo real), mas importa acima de tudo que seja perceptível pelo maior número possível de utentes. É também necessário um entendimento global do sistema a desenvolver, para depois conceber individualmente pictogramas coerentes que contribuam para a uniformização geral.

Escrita Ideográfica

Esta evoluiu a partir de formas da escrita pictográfica (hieróglifos). Consiste num sistema de escrita que se manifesta através de "ideogramas": símbolo gráfico ou desenho (signos pictóricos) formando caracteres separados e representando objetos, ideias ou palavras completas, associados aos sons com que tais objetos ou ideias são nomeados no respectivo idioma. Por isso, são necessários tantos símbolos quantos os objetos e ideias a exprimir.

Bom exemplo de escrita ideográfica são os caracteres chineses e japoneses. Os ideogramas são inscritos, separadamente, num quadrado imaginário, dispostos em colunas e lidos de cima para baixo a partir da direita. No início, a escrita traduzia somente ideias (imagens) e não sons. Entretanto, para traduzir ideias abstratas, cuja transcrição gráfica era impossível, os chineses recorreram aos símbolos (ideogramas) de objetos concretos, correspondente na língua falada, a uma palavra com o mesmo som. Deste modo, introduziram elementos fonéticos na escrita ideográfica. Na forma tradicional, os caracteres eram traçados a pincel. O emprego da pena de escrever deu aos signos um aspecto anguloso.

Na escrita ideográfica, há a necessidade de um vasto número de símbolos, posto que a evolução desse sistema ficou sujeita a modificações e adaptações constantes, pois o número de pensamentos ou ideias que se deseja comunicar é praticamente infinito e tende a aumentar passo a passo com o desenvolvimento de uma cultura - no período Shang (1766-1122 a.C).A vantagem do ideograma é que pode ser lido independentemente da língua falada. Na China, com uma população falando diferentes dialetos, este recurso mostrou-se de grande valia. Desde que foi desenvolvida, os chineses e japoneses nunca evoluíram para outra forma de escrita, permanecendo não alfabética até hoje.

Em nossa escrita, usamos alguns símbolos ideográficos. Por exemplo: a representação dos números: [0] lê-se zero, [1] lê-se um, [2] lê-se dois e assim por diante. Observe que com apenas um símbolo representamos uma palavra (ideia completa). Outro exemplo são as abreviaturas: [a. C.] lê-se antes de Cristo. / [V.S.a] lê-se Vossa Senhoria - [Adv.] lê-se [advogado]. Quando a abreviatura é uma locução, o somatório de letras é que compõe o símbolo ideográfico.

Escrita Cuneiforme

A origem da palavra Cuneiforme vem do do latim e significa cuneus = cunha é o mais antigo sistema de escrita. Utilizada até a era cristã por vários povos que habitavam o antigo Oriente Médio. No início, a escrita era feita através de desenhos: uma imagem estilizada de um objeto significava o próprio objeto. O resultado era uma escrita complexa com pelo menos 2.000 sinais. Por isso, seu uso era bastante complicado. Com o tempo, os sinais tornaram-se mais abstratos, evoluindo, finalmente, do sistema pictográfico para a escrita ideográfica (totalmente abstrata), composta de uma série de caracteres na forma de cunhas e com um número muito menor de sinais. Misturam-se caracteres e símbolos para letras e sílabas; para os números, círculos ou riscos. Essas figuras e objetos eram desenhados, por escribas, em tabletes de argila molhada, usando-se um estilete de caniço com a ponta na forma de cunha. Geralmente, eram dispostos de cima para baixo em colunas colocadas da direita para a esquerda. Em peças maiores, pela impossibilidade dos escribas de manobrá-las com a mão esquerda, a direção da escrita e a disposição das colunas são modificadas, as linhas passam a ser horizontais e as letras seguem a direção da esquerda para a direita. Com o objetivo de determinar a posse de algo, quase sempre um selo (desenho pessoal referente ao proprietário) era usado. Desse sistema de escrita, no entanto, não se derivou nenhum alfabeto.

O primeiro escrito conhecido - anterior a 4.000 a. C. (IV milênio) - é atribuído aos sumérios da Mesopotâmia. Milhares de tabletes de argila foram desenterrados contendo registros de transações comerciais e impostos de cidades da Mesopotâmia. A última tábua conhecida data do ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com