TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gestao Ambiental

Monografias: Sistema De Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  5.868 Palavras (24 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 24

Meio Ambiente

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ATENDENDO AOS

REQUISITOS DA ISO 14001

Augusto L. T. Fagioli

Gerente da Qualidade da Scania Latin América

I – Descrição e processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental

1. INTRODUÇÃO

PERFIL E MISSÃO DA EMPRESA

A Scania é um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões e ônibus. É a quarta maior marca do mercado internacional de caminhões pesados e a terceira maior da Europa.

Está representada em aproximadamente cem países, através de 1.000 pontos de distribuição e 1.500 oficinas de assistência técnica. As instalações de produção estão distribuídas por oito países na Europa e América Latina.

A América Latina é um mercado estratégico para a Scania. Em 1957 a Scania instalou-se no Brasil, em São Bernardo do Campo, onde são fabricados caminhões, chassis para ônibus e motores industriais e marítimos.

Desde o final de 1995 a empresa se engajou no maior sistema de produção de sua história. Hoje possui um processo de produção global, utilizando os mesmos componentes, especificações de produto e padrões mundiais de qualidade e meio ambiente. Seus produtos são fabricados de forma padronizada e os clientes podem adquirir veículos com a mesma qualidade e performance ambiental em todos os mercados.

Muitas empresas fazem "marketing ecológico" em cima da questão ambiental e com isso desviam a atenção do público dos seus impactos. Essa não tem sido a linha de atuação da Scania. A empresa reconhece que a sociedade se desenvolveu muito rapidamente e o transporte desempenhou um papel muito importante nesse processo. Hoje a sociedade não vive sem o transporte, contudo, o seu uso e produção afetam o meio ambiente de várias formas. Por essa razão, a maior contribuição que ela pode dar ao meio ambiente é melhorar a qualidade do produto em si, e por isso procura tratar o meio ambiente na fonte.

A Scania tem como missão:

Veículos e serviços para o transporte rodoviário de bens e passageiros.

Liderança de mercado em termos de performance, custo do ciclo de vida, qualidade e características

ambientais. Oferecer aos clientes o melhor produto e serviço pós-venda para assegurar o maior tempo de vida útil

ao menor custo.

Durante toda a sua história a Scania tem trabalhado continuamente em pesquisa e desenvolvimento dos produtos. O produto deverá ser mais leve, conter menos materiais perigosos, consumir menos combustível e emitir menos substâncias tóxicas. E quanto menos combustível seus veículos consumirem para transportar mercadorias e pessoas melhor para as cidades e para a natureza.

Nos últimos 20 anos a quantidade de combustível necessária para a realização de uma determinada operação de transporte foi reduzida de 300 para 100 litros. As emissões de Nox caíram 90% no mesmo período.

O ruído de um caminhão há 20 anos corresponde atualmente ao de 15 novos.

FATORES MOTIVADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGA

Apesar da empresa ter um produto de qualidade global, as condições de fabricação do mesmo estariam sujeitas a variações em cada país.

Com o objetivo de padronizar a performance ambiental do grupo, a matriz da empresa estabeleceu em 1996 um objetivo corporativo de ter todas as unidades do grupo certificadas de acordo com a ISO 14001. A partir de então outros objetivos corporativos seriam traçados, e cada fábrica deveria reportar seus resultados, ao final de cada ano.

A partir dessa decisão, foram criadas coordenações nas fábricas da Scania Latin América, composta por unidades no Brasil, Argentina e México, sendo que cabia ao Brasil a coordenação geral dos trabalhos.

2. O ALICERCE DO SGA: A POLÍTICA AMBIENTAL

4.2 Definição da Política Ambiental

A Alta Administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que ela ... seja apropriada à natureza, escala e impactos de suas atividades ... inclua o comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção da poluição ... com o atendimento a legislação ... forneça estrutura para estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ... seja documentada ... esteja disponível ao público.

Num Sistema de Gestão Ambiental, a política é muito mais que um quadro na parede. Nela a empresa evidencia suas reais intenções com o meio ambiente. A intervalos regulares ela deve ser analisada criticamente, e traduzida em ações concretas.

Todos os funcionários da empresa devem não só conhecer a política, mas entender qual o seu papel em relação à mesma.

Muito antes da existência da ISO 14001 a Scania já possuía uma política estabelecida e divulgada. Em 1998 a mesma passou por uma revisão, de forma a torná-la mais enxuta e mais adequada aos requisitos normativos, e hoje possui o seguinte texto:

Como fabricante e distribuidora global de veículos comerciais pesados, motores e serviços a estes relacionados, a Scania está comprometida em desenvolver produtos que poluam menos e consumam menos energia, matérias primas e substâncias químicas durante seu ciclo de vida.

Para alcançar este objetivo:

Nos empenhamos em manter a liderança em tecnologias comercialmente aplicáveis; Trabalhamos em conformidade com a legislação e promovemos requisitos ambientais efetivos e harmonizados internacionalmente; Prevenimos e continuamente reduzimos o impacto ambiental através do desenvolvimento de produtos, serviços e processos de produção; Levamos em conta os aspectos e objetivos ambientais em nosso trabalho diário; Temos uma comunicação aberta e regular com nossas partes interessadas com relação ao nosso trabalho ambiental.

Desse modo nós contribuímos com vantagens econômicas e ecológicas para nossos clientes e para a sociedade. O trabalho ambiental pró-ativo é, portanto, de vital importância para a Scania.

3. DIAGNÓSTICO INICIAL

4.3.2 Requisitos Legais e outros requisitos

A organização deve estabelecer e manter procedimento para identificar e ter acesso à legislação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com