TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Gestão Ambiental

Exames: Sistema Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema de Gestão Integrada (SGI): Medley

Benefícios da implementação:

Tenho visto que, nos últimos anos, há grandes iniciativas na unificação de gestão de padrões normativos (como as normas ISO) ao redor do mundo para facilitar a rotina do dia-a-dia dentre das organizações. Você sabe o que é um Sistema de Gestão Integrada, conhecido como SGI?

O Sistema de Gestão Integrada (SGI) pode ser definido como um meio de integração de processos, procedimentos/padrões e práticas adotadas, que visam a implementação de políticas unificadas e atingimento de metas de forma mais eficiente do que por meio de muitos sistemas de gestão que funcionam de forma independente (como Sistema de Gestão Qualidade, Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e de Segurança).

Outra questão que pode ser levantada é: Isso realmente funciona ou é apenas uma maneira sofisticada de gerenciar as normas sem grandes vínculos entre elas?

Para responder essa pergunta é preciso refletir um pouco a esse respeito. É possível dizer que o SGI realmente quando implementado de forma correta e mantido adequadamente funciona reduzindo custos, diminuindo burocracia e aumento a competividade do negócio. Quando o SGI não é implementado de maneira correta há uma impressão que os sistemas estão unificados, mas funcionam de forma independente na realidade. Esse funcionamento de independente gera muitos retrabalhos, aumento expressivo da burocracia e um consequente aumento de custos na manutenção desses sistemas independentes.

Na figura a seguir podemos ver um desenho típico da estrutura do SGI com esses seus subsistemas com interfaces entre eles.

Gestão Integrada

Pode-se perceber facilmente que as normas apesar de conterem muitas especificidades de acordo com o que regulam (como ISO 14.000 – Ambiental e ISO TS 16.949 - Automotiva), possuem uma estrutura similar que podem ser verificada. Na figura há seis tópicos/categorias que estão presentes na maioria dos sistemas de gestão.

O maior desafio para as organizações que querem implantar um sistema de gestão integrada (SGI) é realizar a integração efetiva desses subsistemas com sinergias visando um melhor gerenciamento do SGI com total apoio da Alta Direção nessa implantação.

Com a integração dos subsistemas de gestão para se tornar um SGI, há diversos benefícios alcançados, dentre eles:

- Economia de custos e tempo em auditorias;

- Melhoria na transparência dos processos internos;

- Integração de objetivos;

- Aumento do valor de mercado da empresa;

- Aumento de produtividade/competividade;

- Aumento da satisfação de clientes, colaboradores e acionistas;

- Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (stakeholders);

- Aceleração de desempenho das metas da organização.

Portanto, a organização que almeja ter um SGI precisa preparar os colaboradores (do presidente ao operador) para uma mudança dos paradigmas existentes. Em muitos casos, essa implantação do SGI pode demorar de 06 a 12 meses. Vale a pena discutir essa unificação.

que é ISO 14000?

A ISO 14000 é a norma através da qual, as empresas ou interessados se autodeclararão em conformidade ou buscarão certificação junto a terceiros. A norma descreve os requisitos básicos de um Sistema de Gestão Ambiental.

O principal uso da ISO 14000 é a certificação junto a uma terceira entidade, embora ela possa ser usada internamente com finalidades de autodeclaração e para o atendimento a demandas específicas. O principal uso, hoje em dia, esta na certificação junto a terceiros, o que faz com que a ISO 14000 contenha apenas as exigências que podem ser objeto de auditoria, com o objetivo de certificação e/ ou de autodeclaração.

A ISO 14000 tem os seguintes termos e definições básicas:

Organização

É mencionada como "uma empresa, corporação, firma, empreendimento, instituição e partes ou combinações destas, mesmo que não pertençam à mesma razão social públicas e privadas, que tenham sua própria função e administração". Cláusula 3.12 da ISO 14001(1996)

Meio ambiente

É definido como os "arredores"no qual uma organização opera, incluindo "ar, água, terra, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações." O meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com