TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Ensaio: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Ensaio  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

Respostas

............................................................................................................

1-) Quais são os objetivos Organizacionais do Sistema de Informação ?

São eles:

• Excelência operacional: resultados melhorados com maior lucratividade, atingindo altos níveis de eficiência e produtividade com o auxílio dos sistemas de informação e tecnologias;

• Novos produtos, serviços e modelos de negócio: um modelo de negócio demonstra como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviços, sendo assim, as tecnologias e os sistemas de informação o meio facilitador para as empresas criarem novos produtos, serviços e modelos de negócios;

• Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores: clientes bem atendidos são fiéis, logo, comprarão mais e fornecedores mais próximos podem abaixar os custos;

• Melhor tomada de decisões: o balanço final de uma empresa pode ser afetado pela sobrecarga de dados inoportunos ou inúteis em seus gerentes, obrigando-os a trabalhar com suposições, ao passo que utilizando dados em tempo real aperfeiçoam a tomada de decisões pelos gerentes;

• Vantagem competitiva: galgar os objetivos mencionados previamente, em geral, conduz a vantagem competitiva através do alto nível de eficiência e qualidade.

• Sobrevivência: talvez seja necessário a uma empresa investir em sistemas de informação, pois, se tornaram imprescindíveis, pois, permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time (produção por demanda, sem estoques).

02) O que é exatamente um sistema de informação?

É um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar as tomadas de decisões, a coordenação e o controle de uma organização (LAUDON e LAUDON, 2011), ajudando gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.

03) Qual a diferença entre dados e informação?

Informação significa dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados ao contrário, são sequências de fatos brutos não apresentando significado para a tomada de decisão, ou seja, antes de serem organizados e arranjados de um jeito que as pessoas possam compreendê-los.

04) Cite as três atividades básicas em um sistema de informação.

As três atividades básicas em um sistema de informação que geram resultados úteis para empresa são:

• Entrada: Captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo.

• Processamento: Converte esses dados brutos em uma forma mais significativa.

• Saída: Transfere as informações processadas aqueles que as utilizarão.

Além destas três atividades básicas citadas acima necessitamos também do feedback, que nada mais é do que uma resposta que retorna a determinadas pessoas e atividades da organização para que possam avaliar e, se necessário, corrigir o estágio da entrada.

05) Enumere e descreva cada um dos quatro passos para resolver problemas organizacionais.

• Identificação do problema: Identificar qual é o tipo de problema. Para que seja resolvido, deve haver consenso sobre a existência de um problema, sobre qual é o problema, quais suas causas e o que pode ser feito sobre ele, dados os recursos limitados de que se dispõe. De fato, os problemas devem ser adequadamente definidos pelas pessoas em uma organização antes de ser resolvidos adotando os quatro passos abaixo para a resolução dos mesmos como.

• Identificação do problema: Descobrir o tipo de problema nos espectros organizacional, humano e tecnológico.

Proposta de solução: Propor soluções aos problemas encontrados, levando em consideração todas as propostas disponíveis e possíveis, pois muitas soluções podem surgir de abordagem integrada.

• Avaliação das propostas e escolha da solução: Escolher a solução mais adequada, levando em consideração fatores como custo, exequibilidade e tempo necessário para desenvolvimento e implantação.

• Implantação: Desenvolver a solução e introduzi-la na organização, administrar o processo de mudança e mensurar resultados.

6) Dê alguns exemplos de problemas humanos, organizacionais e tecnológicos que podem ser encontrados nas empresas?

• Problemas humanos: incluem treinamento de funcionários, deficiência na avaliação de desempenho, exigências regulatórias e legais, ergonomia, administração problemática e participação ativa de pessoal.

• Problemas organizacionais: processos deficientes, cultura pouco colaborativa, conflitos internos e mudanças no entorno da organização.

• Problemas tecnológicos: hardware ou software inadequado, administração ineficiente, problemas de telecomunicações e incompatibilidade de sistemas com novas tecnologias.

07) Defina Gestão da Mudança?

A Gestão da Mudança corresponde a um processo de estudo e reinvenção ou reestruturação da cultura organizacional, da estratégia e da estrutura organizacional, e até dos próprios processos internos, o que implica colocar de parte as práticas tradicionais na organização. Nos dias de hoje, a mudança é fenómeno descontínuo, rápido e imprevisível, motivo pelo qual os gestores devem estar preparados para responder à incerteza do seu meio de atuação. Esta resposta passa por uma antecipação acerca da sua forma de organização futura, por uma definição das fases que deverão ser cumpridas para a sua concretização e por uma análise das competências e recursos que irá ser necessária para o cumprimento deste objetivo.

As mudanças poderão ser de diversos tipos, entre as quais:

• Mudanças organizacionais/estrututais: dizem respeito a alterações ao nível das estruturas hierárquicas e ao nível dos processos e procedimentos.

• Mudanças culturais: são relativas a alterações nos valores organizacionais e nos comportamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com