TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Casos: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 5

1. Objetivos da Administração de Sistemas de Informação

Conforme Grutzmann (2007), a ASI – Administração de Sistemas de Informação, visa administrar sistemas e TIC (que iram transformar dados em informação), para se obter maior competitividade, agilidade, redução de custos, aumento na qualidade e, principalmente, melhor atendimento aos consumidores.

1.1. O que é um sistema?

Sistema pode ser definido simplesmente como um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado. Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo orgânico de transformação. Um sistema dessa ordem (às vezes chamado sistema dinâmico) possui três componentes ou funções básicas em interação:

 Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Por exemplo, matérias-primas, energia, dados e esforço humano devem ser organizados para processamento.

 Processamento: envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto. Entre os exemplos se encontram um processo industrial, o processo da respiração humana ou cálculos matemáticos.

 Saída: envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final. Produtos acabados, serviços humanos e informações gerenciais devem ser transmitidos a seus usuários.

EXEMPLO: Um sistema industrial recebe matéria-prima como entrada e produz bens acabados como saída. Um sistema de informação é um sistema que recebe recursos (dados) como entrada e os processa em produtos (informações) como saída. Uma empresa é um sistema no qual os recursos econômicos são transformados pelos diversos processos de negócios em bens e serviços.

A figura abaixo mostra um exemplo de uma empresa sendo apresentado como exemplo de um sistema organizacional no qual os recursos econômicos (entrada) são transformados por vários processos organizacionais (processamento) em bens e serviços (saída). Os sistemas de informação fornecem para a administração informações (feedback) sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção (controle), enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente.

Vejamos ainda que muitos dos elementos que formam o sistema são também sistemas (chamados subsistemas). O sistema maior é chamado ambiente do subsistema. Num mesmo ambiente pode-se ter vários subsistema (compartilhamento). A figura abaixo mostra ainda que uma empresa é um sistema aberto (está sujeita ao ambiente externo).

1.2. Feedback e Controle

O conceito de sistema torna-se ainda mais útil pela inclusão de dois componentes adicionais: feedback e controle. Um sistema dotado desses componentes é conhecido, ás vezes, como um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado.

 Feedback: são dados sobre o desempenho de um sistema. Os dados sobre desempenho de vendas, por exemplo, são feedback para um gerente de vendas.

 Controle: envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. Em seguida, a função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada. Um gerente de vendas, por exemplo, exerce controle quando realoca vendedores para novos territórios de vendas depois de avaliar o feedback sobre seu desempenho de vendas.

1.3. Dados X Informação

 Dado: fatos ou observações crus, normalmente sobre fenômenos físicos ou transações de negócios. Exemplo: 30.000

 Informação: são dados que foram convertidos em um contexto significativo e útil para usuários finais. Exemplo: A nossa empresa obteve lucro de 30.000 no mês de janeiro.

1.4. Componentes de um Sistema de Informação

Todos os sistemas de informação utilizam recursos humanos, de hardware, software, dados e recursos de rede para executar atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que transforma recursos de dados em produtos de informação.

 Recursos Humanos: são necessárias pessoas para a operação de todos os sistemas de informação. Exemplo: analistas de sistemas, programadores, operadores de computador e usuários finais.

 Recursos de Hardware: compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações. Especificamente, o conceito abrange não apenas máquinas como computadores e outros equipamentos, mas também todas as mídias de dados, ou seja, objetos tangíveis nos quais são registrados dados, desde folhas de papel até discos magnéticos. Exemplo: MÁQUINAS – computadores, monitores de vídeo, impressoras etc. MÍDIAS – disquetes, fita magnética, etc.

 Recursos de Software: refere-se a todos os conjuntos de instruções de processamento da informação.Incluem-se nesse conceito genérico de software não só os conjuntos de instruções operacionais chamados programas que dirigem e controlam o hardware, mas também os conjuntos de instruções de processamento das informações requisitadas por pessoas, chamados procedimentos. Exemplo: PROGRAMAS – programas de sistemas operacionais, de planilhas eletrônicas, de processamento de texto, etc. PROCEDIMENTOS – entrada de dados, correção de erros, etc.

 Recursos de Dados: dados constituem um valioso recurso organizacional, dessa forma deve-se encará-los como recursos de dados que devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usuários finais de uma organização. Exemplo: Nomes, quantidades e valores monetários registrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com