TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Monografias: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  2.143 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de Informação

Questionário

1.: Conceitue Sistemas de Informações Contábeis – SIC segundo a conceituação do Ibracon, da CMV – Comissão de Valores Mobiliários e do Ifac – International Federation of Accountants.

R.: De acordo com o Ibracon – Instituto Brasileiro de Contadores – e com o Ifac: “Pode-se definir um sistema contábil como uma série de tarefas em uma entidade, por meio das quais são processadas transações como meio de serem mantidos os registros contábeis”.

2.: Discuta o Sistema de Informação Contábil como sistema consolidador das operações dos negócios.

R.: O SIC pode consolidar os demais sistemas da empresa, desde que demonstre de forma estruturada, o desempenho e os resultados econômico-financeiros desta empresa. Todos os sistemas consolidados pelo SIC se tornam subsistemas deste.

3.: Apresente os objetivos dos Sistemas de Informações Contábeis.

R.: Um SIC tem como objetivo ser o principal componente do sistema de gestão empresarial, fornecendo aos gestores informações monetárias para as decisões originárias da avaliação do desempenho realizada e prevista das atividades da organização.

4.: Discuta o ambiente dos Sistemas de Informações Contábeis.

R.: As fronteiras de SIC se estendem a cada nova operação que a empresa executa e para isso agrega um novo recurso ao controle do sistema.

5.: Explicite a vertente “dado – processamento – informação” no ambiente do SIC.

R.: O processo de tomada de decisões inicia-se na coleta de dados, que pode ser definida como a extração do elemento em estado bruto, primário e isolado, que não tem um significado para gerar uma ação. O processamento de dados representa a análise dos dados, tanto classificando-os como organizando-os ou calculando-os. A informação resulta do processamento de dados e só se torna útil após a sua divulgação, que deve ser coerente com o objetivo do processo.

6.:Exponha os atributos da informação contábil na perspectiva dos processos de tomada de decisão.

R.: Confiabilidade: Diz respeito à veracidade (ausência de erros), completeza (compreensão de todos os elementos significantes) e pertinência (em conformidade com o objetivo) do conteúdo da informação.

Tempestividade: Refere-se à oportunidade em que a informação é disponibilizada ao usuário, isto é, tempo hábil para tomada de decisão.

Compreensibilidade: a informação deve se clara e objetiva.

Comparabilidade: deve possibilitar ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo.

7.: Discorra sobre os atributos do conhecimento contábil.

R.: Barata: o custo para obtenção de determinada informação deve ser menor que o retorno que essa informação traz.

Oportuna:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com