TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informações

Casos: Sistema De Informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

1-) Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente empresarial competitivo de hoje?

Os Sistemas de informação tornaram-se essenciais para ajudar as organizações a enfrentar as mudanças nas economias globais e na empresa comercial. Esses sistemas oferecem às empresas comunicação e ferramentas analíticas para conduzir o comércio e a administrar empresas em escala global. São os alicerces os novos produtos e serviços baseados em economias do conhecimento e ajudam as empresas a administrar seu patrimônio de conhecimento. Permitem que as empresas adotem estruturas mais achatadas e descentralizadas e arranjos mais flexíveis de funcionários e administradores. As organizações estão procurando tornar-se mais competitivas e eficientes, transformando-se em empresas digitais, nas quais quase todos os processos de negócios centrais e relacionamentos com clientes, fornecedores e funcionários são habilitados digitalmente.

2-) O que é exatamente um sistema de informação? O que os administradores precisam saber sobre eles?

O propósito de um sistema de informação é coletar, armazenar e difundir informações no ambiente e das operações internas de uma organização com a finalidade de apoiar funções organizacionais e tomada de decisões, comunicação, coordenação. Controle, análise e visualização. Esses sistemas transformam dados brutos em informações úteis por meio de três atividades básicas: entrada, processamento e saída. Do ponto de vista de uma empresa, um sistema de informação representa uma solução organizacional e gerencial baseada na tecnologia de informação, para um desafio apresentado pelo ambiente.

A capacitação em sistemas de informação requer o entendimento de suas dimensões organizacionais e gerenciais, bem como das dimensões técnicas e comportamentais ao estudo desses sistemas.

3-) Como os sistemas de informação estão transformando as organizações e a administração?

Os tipos de sistemas montados atualmente são muito importantes para o desempenho geral da organização, em especial na economia de hoje, bastante globalizada e baseada em informações. Sistemas de informação estão impulsionando tanto as operações diárias como a estratégia organizacional. Poderosos computadores, softwares e redes, inclusive a Internet, têm ajudado as organizações a se tornarem mais flexíveis, eliminar níveis de gerência, desvincular o trabalho da localização, coordenar-se com fornecedores e clientes. Reestruturar fluxos de trabalho conferindo novos poderes aos trabalhadores de linha e também aos gerentes. A tecnologia de informação oferece aos gerentes ferramentas para planejar, fazer previsões e monitorar os negócios com maior precisão. Para maximizar as vantagens da tecnologia de informação, há uma necessidade muito maior de planejar a arquitetura da informação e a infra-estrutura da tecnologia de informação (TI).

4-) Como a Internet e a tecnologia de Internet transformaram a empresa?

A Internet provê a infra-estrutura tecnológica primária para o comércio eletrônico, a empresa eletrônica e a empresa digital emergente. A Internet e outras redes possibilitaram às empresas substituir os processos manuais e em papel por fluxos eletrônicos de informação. No comércio eletrônico , as empresas podem trocar transações eletrônicas de compra entre si ou com clientes individuais. Empresas eletrônicas usam a Internet e a tecnologia digital para acelerar a troca de informações que pode facilitar a comunicação e a coordenação tanto dentro da organização quanto entre ela e seus parceiros de negócios. As empresas digitais fazem uso intensivo da tecnologia de Internet no comércio e nos negócios eletrônicos para gerenciar seus processos internos e relacionamentos com clientes, fornecedores e outras entidades externas.

5-) Quais são os mais importantes desafios da administração para a montagem e a utilização de sistemas de informação?

Há cinco desafios principais para a montagem e a utilização de sistemas de informação:

1- Projetar sistemas competitivos e eficientes;

2- Entender os requisitos do sistema no ambiente empresarial global;

3- Criar uma arquitetura de informação que apóie as metas da organização;

4- Determinar o valor dos sistemas para a empresa;

5- Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de um modo social e eticamente responsável.

6-) Quais são as principais aplicações de sistema em uma empresa? Que papel desempenham?

Há seis tipos principais de sistemas de informação nas organizações contemporâneas. Sistemas de nível operacional são sistemas de processamento de transações (SPT), como folha de pagamento ou de processamento de pedidos, que acompanham o fluxo das transações rotineiras diárias necessárias à condução do negócio. Sistemas do nível de conhecimento dão suporte aos funcionários de escritório, da agência e trabalhadores especializados. Consistem em sistemas de automação de escritório par aumentar a produtividade dos trabalhadores de dados e sistemas de conhecimento para melhorar a produtividade dos trabalhadores do conhecimento. Sistemas de nível de gerência (SIG e SAD) fornecem ao nível de controle gerencial informações para monitorar, controlar e tomar decisões. A maioria dos relatórios do SIG condensa as informações dos SPT e não são muito analíticos. Os sistemas de apoio à decisão (SAD) apóiam as decisões gerenciais: quando essas decisões não são usuais, elas se alteram rapidamente e são difíceis de especificar com antecedência. Possuem modelos analíticos e capacidade de análise de dados muito mais avançados do que o SIG e geralmente recorrem a informações de fontes externas, além das internas. Sistemas de apoio ao executivo (SAE) apóiam o nível estratégico fornecendo amplo ambiente de computação e telecomunicações para dar assistência ao processo de decisão da alta administração. Têm capacidades analíticas limitadas, mas podem recorrer a sofisticados softwares gráficos e a muitas fontes de informações externas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com