TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Refrigeração

Dissertações: Sistema De Refrigeração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  9.726 Palavras (39 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 39

Introdução aos ciclos de refrigeração

1- Termos e definições em frio e climatização

Absorção Adesão de moléculas de gases ou substâncias dissolvidas, à superfície dos corpos sólidos, resultando numa concentração de gás ou solução, no local de contacto.

Absorsor São dispositivos que se colocam normalmente à saída das unidades de ventilação de modo a eliminarem ou reduzirem ao máximo a transmissão de ruído pelo sistema.

Absorvedor Um recipiente contendo líquido para absorver vapor de refrigerante.

Absorvente Uma substância prontamente capaz de captar e reter humidade da atmosfera.

Acidez A qualidade, estado ou grau de ser ácido. Nos óleos, a acidez denota a presença de partículas tipo ácido cuja concentração é normalmente definida em termos de número de neutralização.

Acumulador Tanque de Armazenamento, localizado numa linha de sucção, que recebe o líquido refrigerante do evaporador e o separa do gás de sucção, impedindo assim que entre líquido no condensador antes da vaporização.

Adiabática Referente a uma alteração nas condições gasosas que não envolve ganhos ou perdas de calor.

Adsorvente Um produto que não muda física ou quimicamente ao extrair vapor de água ou ao libertá-lo no ar.

Aeração Combinar ou carregar uma substância com um gás.

Aerossol Suspensão fina de partículas em ar ou gás

AFLU (Annual Fuel Utilization Efficiency) É uma taxa que reflecte a eficiência de um gás em converter combustível em energia. Uma taxa de 90 significa que aproximadamente 90% do combustível é utilizado para fornecer calor, enquanto que os restantes 10% escapam por exaustão.

Agitação Condição em que um dispositivo provoca circulação em um tanque contendo fluído.

Agitador Equipamento utilizado para agitar o fluido nas tubagens

Anemómetro Instrumento para medição da velocidade do ar em movimento.

Antracite Carvão encontrado nas profundidades da Terra. Queima com uma chama muito pequena, com valores de aquecimento que rondam geralmente os 12.000-15.000 BTU/ton

APIRAC A APIRAC é a Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

Aquecimento radiante O Aquecimento Radiante é um sistema de utilização de Gás Natural especialmente indicado para o aquecimento de espaços de elevado pé-direito e que permite obter economias de energia até 50 % comparativamente a sistemas tradicionais de aquecimento por convecção de ar quente.

Ar Gás incolor, sem odor e sem sabor. Mistura de vários gases individuais que rodeiam a Terra. As condições standard para a espectroscopia do ar são: 101,325 kPa, 15°C, 0,03 % CO2, seco.

Bar Unidade de pressão igual à pressão atmosférica ao nível do mar; 1 bar é equivalente a 0,987 atmosferas ou 10,000 newton por metro quadrado.

Barómetro Instrumento para medição de pressões absolutas. O barómetro indica quanto a pressão é superior à do vácuo.

Bomba É um equipamento que tem como funções a elevação de líquidos ou a recirculação de fluidos

Bomba de Calor É uma máquina térmica capaz de transferir calor de uma fonte fria a outra mais quente.

BTU British thermal Unit. Unidade térmica inglesa. É a quantidade de calor necessário para retirar a 1 libra de água, para diminuir a sua temperatura 1ºF. Um BTU equivalente a 0,252 kcal.

Bujão Fusível O bujão fusível é necessário nos condensadores ou nos receptores de líquido, dado existir a possibilidade do interruptor duplo de pressão estar mal montado ou poder falhar. É frequentemente utilizado em sistemas pequenos de refrigeração em vez de uma válvula de segurança. São instalados numa extremidade do receptor de líquidos.

Caixas de Mistura São dispositivos através dos quais se faz o aproveitamento de parte do ar ou gases que são expelidos para o exterior, misturando-os depois com o ar novo que irá entrar no circuito, recuperando também parte da energia neles contida.

Caixas de Ventilação São dispositivos através dos quais se faz a ventilação propriamente dita, e são constituídas por uma caixa metálica na qual está montado um ventilador.

Calor É a energia que se liberta quando tem lugar a reacção química que se produz ao queimar Carbono e Hidrogénio de um combustível combinando-o com Oxigénio de um comburente. A unidade de medida do calor é a quilocaloria (kcal).

Calor de Condensação É o calor que se desprende quando um vapor se condensa em líquido.

Calor de Diluição É o calor que de desprende quando dois líquidos são misturados. Isto é muitas vezes referido como calor de absorção porque no processo de mistura um líquido pode absorver o outro.

Caloria Uma caloria é a quantidade de calor necessária a fornecer a 1 kg de água a 15ºC para aumentar a temperatura de 1ºC. É equivalente a 4 BTU.

Calor latente Calor fornecido a uma substância durante uma mudança de estado, que não pode ser detectado por uma variação de temperatura, permanece dormente na substância a que foi fornecido e só pode ser recuperado mudando a substância de novo para o seu estado original.

Calor sensível Calor que altera a temperatura de uma substância, e é assim chamado dado que os todos os sentidos humanos dão conta da sua presença.

Calor total É a soma do calor latente e sensível.

Calor específico É a quantidade de calor, em quilojoule, necessária para elevar de um grau Celsius a temperatura de um quilograma de uma substância qualquer.

Calor de Reacção A quantidade de calor libertado quando certas substâncias químicas entram em contacto umas com as outras.

Capacidade Calorífica Representa-se por C a capacidade calorífica do material como sendo a energia necessária para o sistema aumentar a sua temperatura em um grau centígrado. A capacidade calorífica depende do material em consideração.

Carvão Activado Carvão especial produzido para ser utilizado como filtro para eliminar odores desagradáveis, purificando o ar.

Caudal É a quantidade de ar movimentado por unidade de tempo Mede-se em m3/h

Chaminé

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com