TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Do Handebol

Dissertações: Sistema Do Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  17.765 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Ofensivo e Defensivo no Handebol.

O esquema tático ou as táticas do Handebol se baseiam na disposição dos jogadores em quadra, ou seja, seu posicionamento seja ele no ataque ou na defesa que devido ao dinamismo do esporte podem ter variações em todas as suas transições. A seguir vamos falar sobre dois esquemas táticos do handebol. O sistema defensivo e o sistema ofensivo.

Sistema defensivo:

No handebol são usados sistemas defensivos (anexo 1) como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.

Vejamos alguns sistemas defensivos

O Sistema Defensivo 6x0 O Sistema 6x0, significa seis na linha de defesa, ou seja, o goleiro vai para barreira junto com o time. Sistema defensivo 5x1 O Sistema 5x1, consiste em cinco jogadores na primeira linha de defesa, e um na segunda linha, chamado de Pivô, responsável por tentar interceptar passes ou adiantar qualquer investida contra seu time. Sistema defensivo 3x2x1 Se encontram três jogadores na primeira linha, dois na segunda e um na terceira linha, bastante adiantado. A Vantagem é que facilita e agiliza a ligação para contra-ataque. Sistema defensivo 5+1 São cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcação individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversário.

Sistema defensivo 4x2 São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual.

Tipos de Defesa:

**Individual: pode ser em toda a quadra, meia quadra ou próxima aos nove metros.

**Zona: Cada jogador defende em um determinado espaço. Mista (combinado: é a fusão da defesa individual com a defesa mista.

Respeitando-se uma disposição gráfica e linear (anexo 2)

Sistema ofensivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com