TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endocrino

Monografias: Sistema Endocrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  480 Visualizações

SISTEMA ENDÓCRINO

O SISTEMA ENDÓCRINO controla processos orgânicos como o metabolismo, crescimento, reação ao estresse, funções e desenvolvimento sexuais. As glândulas do sistema endócrino liberam dezenas de mensageiros químicos, conhecidos como hormônios. A glândula pituitária (hipófise), localizada na base do cérebro, é muitas vezes chamada glândula mestre, pois aciona a produção de hormônios por muitas outras glândulas.

Os hormônios ativam e controlam vários aspectos das funções mentais e físicas. São produzidos em inúmeras glândulas secretoras de hormônios, bem como em outros órgãos e tecidos do organismo, inclusive os rins, pulmões, pele e intestinos. Nessas glândulas, as células produtoras de hormônios agrupam- se ao redor dos vasos sangüíneos, de modo que uma vez liberadas na corrente sangüínea eles circulam por todo o organismo. Apesar de circular por todo o organismo, os hormônios só começam a agir ao entrar em contato com os órgãos e tecidos especificamente "programados" para reagir a eles .

Quanto maior a quantidade de um determinado hormônio em circulação no sangue, maior será seu efeito. Se necessário, hormônios sintéticos podem suprir a falta de determinados hormônios no organismo, para fazê-lo funcionar normalmente. O desequilíbrio hormonal pode ser provocado por infecções ou estresse excessivo, o que pode interferir na produção de hormônios por uma determinada glândula.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com