TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Esqueletico

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Esqueletico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Osteologia a palavra vem do grego; Osteon = osso + Logus = estudo: estudo dos ossos, e na anatômia é a parte que estuda os ossos. Desse modo podemos definir a osteologia como a ciência que estuda os ossos, suas caracteristicas, funções, classificação e localização.

Este trabalho visa contribuir para a aprendizagem e fixação de todo o conteudo estudado nas aulas de osteologia da disciplina de antômia I, no curso de enfermagem, de forma clara e objetiva.

Todas as discrições e informações contidas neste trabalho, foram feitas com base em pesquisas realizadas em livros e atlas de anatômia humana, específicados nas referências bibliograficas.

Os ossos do corpo humano são órgãos de aspecto esbranquiçados, rígidos, que unem-se uns aos outros através das articulações, formando o esqueleto, com uma média de 206 ossos, podendo chegar a 208. E em conjunto com os músculos são responsavéis pelos movimentos, e pela produção de células sanguinas (hemópafise), e são também nos ossos onde estão localizados a maior reserva de íons ( cálcio, fosfóro) do organismo humano.

Osteoblastos e osteoclastos, são as células que constituem os ossos, e contribuem no processo de formação ossea, que podemos chamar de processo de ossificação, que podem ser, intramenbranosa; que ocorre dentro da membrana conjuntiva na formação de ossos curtos,a endocondral composta por um tecido cartilaginoso e ocorre na formação de ossos longos, na fase embrionaria e também nas extremidades desses ossos ao longo do crescimento do indivíduo, exatamente porque possibilita o aumento de tamanho no caso de desenvolvimento osseo. Ambas as formas seguem o mesmo principio, o osso é formado a partir da membrana do tecido conjuntivo ( periósteo).

Existem duas substâncias osseas diferentes;

1º Substância Compacta: Geralmente encontrada no adulto, sua principal caracteristica é a união das lâminas ósseas de forma intíma e organizada, formando assim a parte rigída do osso, por conta de seu aspecto não possui espaço medular, possuindo no entanto um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sanguineos.

2º Substância Esponjosa: Apresenta lâminas dispostas em varias direções sem organização definida, dando um aspecto esponjoso no osso. Essa substância esponjosa aumenta a resistência do osso, além de abrigar a médula óssea.

O esqueleto é dividido em duas partes: a axial - composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco, a apendicular dos membros superiores (MS) e a apendicular dos membros inferiores (MI)

De acordo com a sua forma, os ossos são classificados em três grupos principais: longos - tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades, curtos - parecem um cubo, com seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras, laminares ou planos - são ossos finos, em que o comprimento e a largura predominam sobre a espessura.

Além desses três grupos básicos, existem outros intermediários, que podem ser distribuído em cinco grupos: alongados - longos, porém achatados e não apresentam canal central, pneumáticos - ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa, e com pequeno peso em relação ao seu tamanho, irregulares - apresentam formas complexas, sendo assim, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com