TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro

Ensaios: Sistema Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  7.532 Palavras (31 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 31

Pergunta 1

1.

O texto apresenta e discute os desafios financeiros, econômicos e sociais que a China deverá enfrentar nos próximos anos. Se atualmente o crescimento econômico está pautado no investimento, ele deverá ser balanceado com o consumo interno. A mudança de estratégia parece inevitável uma vez que se prevê um forte fluxo migratório populacional do campo para as cidades.

Se as previsões se confirmarem, a China importará muito mais produtos que atualmente o que significará oportunidades de negócios para as empresas brasileiras.

1) Algumas empresas brasileiras deverão se beneficiar desse crescimento chinês, principalmente as empresas que produzem alimentos e matérias-primas. Para conseguir vender seus produtos, essas empresas podem se utilizar de algumas modalidades de financiamento. Cite e explique duas dessas modalidades que facilitariam a exportação de produtos brasileiros para o país asiático.

Resposta

• Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE)

ACE - Adiantamento Sobre Cambiais Entregues

Definição: Empréstimo destinado a antecipar recursos ao exportador, em moeda nacional, após embarque das mercadorias, amparado na efetiva entrega de divisas (saques) de exportação à instituição financeira.

Beneficiário: Pessoa jurídica exportadora.

Características

Valor: Sem valor específico, podendo ser até 100% do valor do contrato de câmbio de exportação, na condição negociada (FOB, CIF, etc).

Prazo: Até 180 dias.

Encargos: Libor + spread incidentes sobre o valor em moeda estrangeira.

Forma de Liberação: Integral, valor convertido em reais, liberado em conta corrente bancária.

Forma de Pagamento

Dos encargos: Libor + spread, convertidos em reais pela taxa de câmbio do dia do débito, podendo ser na data de contratação do ACE (antecipado) ou na data de vencimento do saque entregue.

Do principal: Na data de vencimento do saque a instituição financeira retém o valor pago pelo investidor para liquidação. Caso o importador não efetue o pagamento, o valor correspondente do principal será debitado da empresa, convertido em reais.

Garantias

-Saque de exportação;

- Seguro de crédito à exportação;

Outras Considerações

- não é obrigatório que o ACE seja precedido do ACC e vice- versa, porém, caso o exportador contrate um ACC, o ACE deverá ser também contratado na mesma instituição financeira.

- não havendo o pagamento do saque pelo importador,deverá o exportador providenciar a cobrança por vias judiciais, mantendo os órgãos competentes informados.

PROEX - Programa de Financiamento às Exportações

Definição: É a modalidade de financiamento ao exportador ou ao importador de bens e serviços brasileiros, realizado exclusivamente pelo Banco do Brasil, com recursos do Tesouro Nacional.

Beneficiários

Pessoas jurídicas:

- Financiamento ao exportador - Supplier's credit

- Financiamento ao importador - Buyer's credit

Pré-Requisito

Para a concessão do financiamento supplier's credit é condição indispensável que o exportador não esteja inscrito no CADIN.

No caso de buyer's credit será verificada a adimplência do importador e garantidor externo.

Características

Valor

O PROEX pode financiar até 85% do valor da exportação em qualquer modalidade "incoterm (FOB, CIF, CFR, etc), negociada com o importado, desde que o prazo do produto a ser financiado não exceda a 2 anos.

No caso de um prazo maior de financiamento, o PROEX financiará até 85 , sendo o restante, mínimo de 15%, pago pelo importador à vista ou financiado por um banco no exterior.

O índice de nacionalização do bem determina o percentual financiável. Se esse índice for de no mínimo 60%, o PROEX financia até 85% do valor exportado; se inferior a 60%, o percentual financiável será calculado do seguinte modo:

Indicador não-definido PF = (In+40%) x 85%

PF = percentual financiável máximo

In = índice de nacionalização da mercadoria

Prazo

Nas exportações de bens, os prazos de pagamento variam de 60 dias até 10 anos.

Em função do valor unitário, algumas mercadorias podem ter seus prazos alterados.

Nas exportações de serviços, o prazo é decidido caso a caso pelo CCEx - Comitê de Crédito às Exportações.

Entende-se prazo o tempo decorrido entre a data de embarque dos bens ou de faturamento dos serviços e a data do vencimento da última prestação.

Encargos

Taxa: Taxa de juros fixa ou variável, aplicada sobre o saldo devedor, sendo admitida, no mínimo, a Libor efetiva divulgada pelo Banco Central.

As taxas nas exportações de serviços são definidas, caso a caso, em conformidade com as práticas internacionais.

A eventual desistência da operação aprovada no PROEX não gera ônus para o exportador.

Forma de pagamento

A amortização do financiamento é feita pelo importador em prestações iguais e sucessivas, com vencimento trimestral ou semestral.

Moeda de Pagamento

Dólar dos EUA ou outra moeda de livre conversibilidade, aceita internacionalmente.

Garantias

Aval, fiança ou carta de crédito de estabelecimento de crédito ou financeiro de primeira linha;

Créditos documentários ou títulos emitidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com