TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES

1-) O que é concorrência perfeita e quais suas principais características?

Concorrência Perfeita: Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.

Condições de um mercado em concorrência perfeita é um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, consequentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.

Características:

• Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.

• Transparência do mercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.

• Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade.

A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.

A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.

2-) Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

Em mercados perfeitamente concorrenciais as empresas estão fragmentadas de tal forma que nenhuma tem dimensão suficiente para influenciar o preço de mercado. Cada empresa é tomadora de preço (price taker), isto é, não consegue influenciar o preço e pode vender a quantidade que quiser ao preço de mercado (fixado pelo equilíbrio entre a procura de mercado e a oferta de mercado). Nestas condições, a curva da procura que se dirige a uma firma, em concorrência perfeita, é horizontal (perfeitamente elástica), porque alterações no serviço da empresa não têm efeitos sobre o preço de mercado.

3-) Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

O lucro é a diferença entre a receita das vendas e o custo da produção. Representa o montante que uma empresa pode distribuir pelos proprietários, reinvestir em novas fábricas ou equipamentos e aplicar em investimentos financeiros. Para que o lucro seja positivo, é necessário que a empresa produza com um custo médio inferior ao preço de mercado. Quando o preço é igual ao mínimo do custo médio de período longo, a empresa tem lucros nulos (ou normais) no longo prazo. Está no seu limiar de rentabilidade ou limiar de encerramento de longo prazo.

No curto prazo, ainda que os lucros sejam negativos, a empresa pode ter interesse em manter a produção. Se não produzir, terá um prejuízo igual aos custos fixos (afundados). Portanto, deve produzir caso as receitas sejam suficientes para compensar os custos variáveis. Se o preço for igual ao mínimo do custo variável médio de período curto, a empresa está no seu limiar de encerramento de curto prazo.

4-) Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade de bem que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda não é uma variável sob controle, direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimento. Ela é influenciada por fatores tais como preços praticados pelas concorrentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com