TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro

Trabalho Universitário: Sistema Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

1. Como se define o mercado de capitais? Explique:

O mercado de capitais assume o papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico. É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de popança, ou seja, os investidores, e aqueles carentes de recursos de longo prazo, ou seja , que apresentam déficit de investimento. O mercado de capitais esta estruturado de forma a suprir as necessidades de investimento dos agentes econômicos, por meio de diversas modalidades de financiamentos a médio e longo prazos para capital de giro e capital fixo. É constituído pelas instituições financeiras não bancárias, instituições componentes do sistema de poupança e empréstimo (SBPE) e diversas instituições auxiliares.

2. Indique, explique e compare as diversas fontes de financiamento para a empresa.

Fonte interna, retenção de lucros.

Fontes externas, aporte de capital pelos sócios ou dívidas.

A empresa deve investir com recursos de terceiros se tiver projetos que ofereçam remuneração superior ao custo dos empréstimos, com isso eleva o retorno dos acionistas;

O custo dos empréstimos líquido do imposto de renda (despesas financeiras são dedutíveis) é em geral menor que o custo do capital próprio;

O acionistas desejam um retorno sobre seu capital superior ao retorno de um título de renda fixa de primeira linha mais um prêmio de risco proporcional;

Compatibilizar o fluxo de amortizações do empréstimo com a geração de caixa.

3. O que é um sistema financeiro e qual a sua importância para o desenvolvimento da economia? Explique:

O Sistema Financeiro pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, transferir recurso dos agentes econômicos superavitários para os deficitários.

Todo o processo de desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio de uma poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos mediante intermediários e instrumentos financeiros. E é em função desse processo de distribuição de recursos no mercado que se evidencia a função econômica e social do sistema financeiro.

4. Indique e explique a importância das entidades supervisoras para o bom funcionamento do sistema financeiro.

O Sistema financeiro Nacional tem como órgão máximo o Conselho Monetário Nacional e para auxilia-lo possui quatro entidades supervisoras, como o Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendia Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O Banco do Brasil é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda Nacional.

Comissão de Valores Mobiliários é responsável por regular, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.

Superintendência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com