TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro Nacional

Casos: Sistema Financeiro Nacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 10

1) Identifique noticias, que explicitem a dinâmica, a importância e o funcionamento do sistema de intermediação financeira.

12/02/2008 – Valor Econômico: Evitando erros alheios – Colunista: Roberto Luis Troster “Todos os países do mundo têm uma preocupação especial com o desempenho dos bancos e do crédito. A razão é a importância de sua eficiência e estabilidade para a economia, devido aos impactos altamente negativos das crises de crédito para todos os segmentos da economia. No Brasil, o tratamento específico ao setor está previsto e reconhecido na Constituição, na regulamentação detalhada de sua atividade, na imposição de critérios rigorosos de probidade e capacidade técnica para administradores de instituições financeiras e na criação do Conselho Monetário para normatizar o setor e do Banco Central, para fiscalizá-lo.”

10/09/2008 (15h03) – Folha online: serviços de intermediação financeira lideram o crescimento do PIB – Colunista: Cirilo Junior “O segmento de intermediação financeira, que envolve movimentação de bancos e seguradoras, mantém a frente como o subsetor da economia que mais cresceu, tanto no semestre quanto no segundo semestre deste ano.”

23/09/2008 (12h) – Estadão : Lula: é preciso controle das atividades financeiras – Colunista: Nalu Fernandes “NOVA YORK - A crise financeira global exige mecanismos de prevenção, controle e total transparência das atividades financeiras, disse hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao abrir os debates da 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). "Uma crise de tais proporções não será superada com medidas paliativas", acrescentou.”

2) Identifique noticias, em ordem cronológica, referentes a crise financeira atual de modo que fiquem demonstradas as ameaças para os países.

14 de setembro: Cronologia da crise financeira que abala os mercados do planeta: o Banco da Inglaterra (BoE) salva o Northern Rock, o quinto banco de empréstimos imobiliários na Grã-Bretanha, ameaçado de falência por correntistas que fazem fila em suas agências para retirar seu dinheiro.

15 de setembro: o banco de investimento americano Lehman Brothers se declara em concordata. Seu concorrente Merrill Lynch é vendido de emergência para o Bank of America por 50 bilhões de dólares.

16 de setembro: o Fed e o governo americano nacionalizam de fato o grupo de seguros American International Group (AIG), ameaçado de falência, concedendo-lhe um crédito de 85 bilhões de dólares em troca de 79,9% de seu capital.

17 de setembro: as bolsas mundiais continuam caindo e o crédito se esgota no sistema financeiro.

18 de setembro: o banco britânico Lloyd TSB compra seu concorrente HBOS, ameaçado de falência. O Fed eleva o total de suas operações de "swap" com outros bancos centrais a 180 bilhões de dólares.

19 de setembro: as bolsas mundiais disparam depois do anúncio do plano de resgate americano.

21 de setembro: o secretário do Tesouro americano comunica os primeiros detalhes do plano e começam as negociações entre o governo republicano e o Congresso democrata para aprová-lo.

22 de setembro: o Fed anuncia ter aceitado a proposta que transforma os bancos Goldman Sachs e Morgan Stanley em holdings, que perdem sua condição de banco de investimento e, além de poder atender como banco comercial a correntista, terão acesso à janela de crédito federal.

Notícia 22/09/2008 15h05

3) Identifique noticias referentes à relação entre governo e o sistema de intermediação financeira e diga qual a importância para as empresas e as pessoas.

24/09/2008 (Edição 2079) Revista Veja: No dia em que a terra tremeu... o turista se encantava com a cidade, o mendigo bebia, o vietnamita vendia o suco de sempre – a vida segui numa Nova York de tragédias e de glórias”.

26/09/2008 (17h12) Estadão: Bovespa cai 2%, á espera de aprovação de plano nos EUA “A espera pela aprovação do pacote de resgate das instituições financeiras nos Estados Unidos causou oscilações nas bolsas mundiais nesta sexta-feira, 26. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda de 2,02%, terminando aos 50.782 pontos. Em Nova York, o Dow Jones virou no fim da tarde e subiu 1,13%, enquanto o Nasdaq fechou em leve queda de 0,15%.”

26/09/2008 (09h12) G1: Emergentes estão menos suscetíveis à crise, diz Fórum Econômico Mundial: segundo entidade, China e Índia registram fortes avanços. Grupo alerta para alto preço da energia e dos alimentos.

Nessa crise global, existe um paradigma que está sendo quebrado. Ela está atingindo diretamente pessoas, com grande poder aquisitivo e empresas consideradas referências de mercado.

As três matérias acima citas demonstram uma crise contraditória, tanto globalmente como no palco do cerne do problema. Os dados mostram que os dois maiores emergentes do mundo, China e Índia, continuam apresentando índices de que crescimento econômico, pois mantiveram o cenário consumista (base do sistema capitalista) e a melhora da produtividade.

No próprio EUA, Wall Street sendo um dos mais importantes cenários financeiros mundiais, pessoas tem conhecimento da crise e não estão sendo diretamente afetados por ela. É a nova classe média em surgimento, só que dessa vez, em âmbito global. Cujo seu poder compra será definidor da condução do crescimento mundial. É ela irá nortear as regras do sistema de intermediações financeiras.

No caso específico dos EUA, os americanos pediram socorro ao Governo e sua intervenção no salvamento de uma instituição financeira privada, conseguiu restaurar a confiança aos bancos.

4) Identifique notícias, referentes à relação entre as empresas e o mercado financeiro e diga qual a importância desta relação para o desempenho das empresas.

26/09/2008 18h13 Estadão - Ações da Sadia e Aracruz desabam com aposta errada no câmbio: Sadia fechou com queda de 35%, a maior entre as ações da Bolsa. Na Aracruz, a baixa foi de 16%.

24/09/2008 09h53 G1 – FBI vai investigar 26 das empresas envolvidas na crise financeira: Atraso na aprovação do plano de socorro às finanças americanas encurrala o governo, põe o mundo em suspense e causa paralisa nas Bolsas.

24/09/2008 Valor Econômico – BNDES tem recursos suficientes, diz Coutinho. “O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, tentou transmitir ontem uma mensagem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com