Sistema Financeiro Nacional
Exames: Sistema Financeiro Nacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatinhafmartins • 29/9/2014 • 670 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O Sistema Financeiro Nacional é o órgão formador da estratégia econômica do país, cujo objetivo é fiscalizar e controlar o que diz respeito à circulação da moeda e de crédito no Brasil e as instituições que são ligadas a essa atividade econômica. Várias entidades se organizam para acompanharem e coordenarem as atividades financeiras.
Dentre os diversos grupos do Sistema, o mais importante é o Conselho Monetário Nacional, que toma as principais decisões para que o país funcione de maneira organizada.
O membro principal é o Banco Central do Brasil, responsável pela produção de todo o dinheiro (papel-moeda e moeda metálica) que circula no país, além de realizar empréstimos e cobranças de crédito de outras instituições financeiras. Antes da lei nº 4595/64, ele era chamado de Superintendência da Moeda e do Crédito.
As moedas mudaram por diversas vezes na economia brasileira, mas nenhuma delas foi tão grandiosa quanto o plano real. Ele freou a inflação e normalizou os preços do comércio interno.
As autoridades do Sistema Financeiro Nacional são divididas em:
Autoridades Monetárias: responsáveis por normatizar e executar operações de produção da moeda.
Autoridades de Apoio: responsáveis por auxiliar as autoridades monetárias.
O Sistema Financeiro Nacional é divido em duas partes:
Subsistema normativo: é responsável pelas regras que definem parâmetros para transferência de recursos e por supervisionar o funcionamento das instituições que fazem intermediação monetária.
Subsistema de intermediação: possibilita as transferências de recursos e a intermediação financeira.
Os principais componentes do SFN são:
Banco Central do Brasil: Fiscaliza e dá autorização às instituições financeiras para funcionar, instala ou transfere suas sedes; emite dinheiro e controla a liquidez do mercado; faz o controle do crédito e de capitais estrangeiros; efetua operações de compra e venda de títulos públicos e federais e supervisiona o serviço de compensação de cheques entre as instituições financeiras.
Comissão de Valores Mobiliários: regulamenta, desenvolve, controla e fiscaliza o mercado de valores mobiliários (ações, debêntures, fundos de investimento, etc).
Banco do Brasil: principal agente financeiro do Governo Federal, cuja função é receber os tributos e as rendas federais.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES):
principal agente de desenvolvimento do Brasil, responsável por financiamentos em longo prazo que possibilitem os investimentos de todos os setores da economia.
Caixa Econômica Federal (CEF): administrar as loterias federais; arrecadada o FGTS e paga os benefícios do PIS.
Bancos Comerciais: disponibilizam recursos necessários para financiar pessoas físicas e jurídicas, a curto, médio e longo prazos.
Bancos Múltiplos: instituições financeiras que realizam as operações características por intermédio das seguintes carteiras: comercial,
...