TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro Nacional De Mocambique

Dissertações: Sistema Financeiro Nacional De Mocambique. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO DE TESOURARIA

TESOURARIA

A tesouraria é uma das áreas de apoio de uma empresa onde praticamente todos os recursos financeiros que giram na empresa transitam por ela.

Segundo Famá (1999) “Tesouraria é um instrumento de acompanhamento dos recebimentos e pagamentos diários disponibilizando informações gerenciais para prover em caixa ou nos bancos recursos suficientes para os compromissos diários”.

Em suma, directas ou indiretamente, todas as áreas da empresa mantêm algum tipo de vínculo com a área de tesouraria. Isto significa que, se numa empresa existem as áreas industriais, comercial e administrativa, todas elas fornecem informações e dados para a elaboração da provisão do fluxo de caixa. Praticamente todos os actos praticados por outras áreas acabam transformando-se em contas a pagar ou a receber. E, conseqüentemente, seus valores transitam pela Tesouraria.

Hoji (254:2000) afirma que “a finalidade básica da tesouraria é assegurar os recursos e instrumentos financeiros necessários para a manutenção e viabilização dos negócios da empresa”.

GESTÃO DE TESOURARIA

Definição

Menezes (2005) “A Gestão de Tesouraria ou gestão financeira a curto prazo é uma aplicação de índole estritamente financeira que permite gerir todos os fluxos monetários, considerando quer movimentos reais (com prova documental), quer previsionais”.

A gestão da Tesouraria representa uma função fundamental na organização ou empresa, pois ocupa-se na gestão dos saldos e da determinação do cash flow líquido para aplicação a curto prazo. A gestao de tesouraria abrange a gestão do capital circulante total e a gestão de dívida a curto prazo.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Fundo de maneio

O fundo de Maneio é a parte dos capitais permanentes estabelecidos para cobrir as necessidades de financiamento do ciclo de exploração. Isto é, é a parte excedente do activo circulante que cobre o passivo circulante, ou seja, a parte dos activos fáceis de liquidar que cobre os passivos que exigem liquidação a curto prazo.

Por definição o fundo de maneio destina-se apenas à cobertura de gastos menores ao nível dos consumos correntes nos escritórios. O limite do valor do fundo de maneio por cada levantamento é de 6.000, 00Mts.

A diferença entre activo circulante e passivo de curto prazo é o chamado fundo de maneio.

FUNDO DE MANEIO = ACTIVO CIRCULANTE – PASSIVO CURTO PRAZO

Ou

FUNDO DE MANEIO = CAPITAIS PERMANENTES – ACTIVO IMOBILIZADO

As duas formas de cálculo do fundo de maneio traduzem a mesma realidade matemática sobre a situação de liquidez da empresa, a diferença é que a primeira fórmula coloca o relevo no grau de liquidez total activo circulante (que excede o capital exígivel total se os capitais permanentes forem superiores ao imobilizado total líquido) permitindo determinar o valor e as variações do fundo de maneio;

E a segunda forma põe relevo a necessidade de adequação do nível de capitais permanentes para gerarem liquidez através das amortizações e provisões.

O fundo de maneio é de natureza estática dado que a sua evolução temporal depende de variáveis empresariais, como as políticas de investimento em capital fixo, a política de amortização de imobilizado, a rendibilidade global e a plítica de distribuição de dividendos e a política de financiamento. Tamém utiliza-se pelos credores para analizar o risco financeiro numa perspectiva de curto prazo.

Por exemplo: Quando uma empresa arranca não precisa só de financiar o activo imobilizado. Tem também que financiar a compra de matérias-primas para iniciar o ciclo de exploração e por isso tem que existir esse fundo de maneio. Por outras palavras, dos capitais permanentes tem que haver uma parcela suplementar (fundo de maneio) para financiar esse arranque.

A exitência do fundo de maneio exprime uma margem de segurança, pois uma parcela de capitais permanentes, caracterizada por um grau de exigibilidade de médio e longo prazo, financia um certo montante do capital circulante total cujo grau de liqudez é de curto prazo.Portanto o fundo de maneio está associado intimamente ao grau de liquidez das aplicações de fundos e ao grau de exigibilidade das origens de fundos.

INDICADORES FUNDAMENTAIS DE TESOURARIA DA EMPRESA

Regra do equilíbrio financeiro mínimo

Este indicador exige que os capitais permanentes sejam iguais aos imoblilizados totais líquidos, ou seja, que o fundo de maneio seja nulo. O equilíbrio financeiro implica tamém que o activo circulante seja superior ao passivo circulante.

Se a empresa conseguir efectuar esse ajustamento estará em condições de, a todo o momento satisfazer as dívidas que se vencem mantendo em simultâneo um certo volume de disponibilidades. Quando esta situação não ocorre a empresa está desiquilibrada financeiramente, já que está a financiar em investimentos de médioe longo prazo com capitais de curto prazo.

Liquidez Geral (Solvabilidade a curto prazo ou solvabilidade stricto sensu) é assim definido(LG)

O Rácio de liquidez geral é um rácio financeiro que mede a capacidade da empresa de fazer face às suas responsabilidades de curto prazo, constituindo por isso um teste de solvabilidade de curto prazo. Quanto mais elevado este rácio, maior a solvabilidade de curto prazo da empresa, sendo desejável que o rácio ultrapasse pelo menos o valor de 1, significando que a empresa tem pelo menos activos líquidos para fazer face às responsabilidades de curto prazo. Quanto mais baixo, maior a vulnerabilidade.

LG=(Activo Total )/(Passivo Circulante)+Exigível a Longo Prazo

Liquidez Reduzida (LR)

A liquidez reduzida é uma medida mais severa da posição líquida da empresa. Dá a ideia clara da capacidade da empresa para, sem grandes riscos, ser capaz de solver os seus compromissos de curto prazo. É utilizado com a mesma finalidade do rácio de liquidez geral, mas admite que as existências não poderão ser transformadas de imediato em dinheiro.

A sua utilização pode ser mais adequada nalguns sectores em que a liquidez dos inventários é menor; Quanto mais elevado este rácio, maior a solvabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com