TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Informação

Ensaios: Sistema Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  5.147 Palavras (21 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

No cenário atual, é vital compreender as melhores práticas das áreas de sistemas de informação e o uso da tecnologia da informação nas empresas.

Segundo Batista (2006, p.59): “tecnologia da informação é todo e qualquer dispositivo que tenha a capacidade de tratar dados e/ou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, independente da maneira como é aplicada”.

O uso da tecnologia da informação como ferramenta estratégica aumenta a cada dia. Consequentemente, o mercado de trabalho para o profissional dessa área também aumenta.

O conhecimento em informática envolve saber usar a tecnologia da informação para desenvolver uma atividade. Já o conhecimento em sistemas de informação envolve conhecimento e habilidade prática com tecnologias da informação mais atuais, compreensão ampla da organização e seus relacionamentos entre departamentos, bem como a capacidade de analisar e resolver problemas trabalhando na administração do modelo cíclico que envolve processos, pessoas e tecnologias.

2. OBJETIVO

Através do estudo de caso da “Nossa Locadora de Livros”, constatou-se a necessidade de aperfeiçoamento dos sistemas de informação, a fim de criar vantagens competitivas para a referida empresa. O presente trabalho tem por objetivo propor estruturas no tocante à administração da informação, além de criar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento das ações a serem realizadas pela organização.

3. SISTEMA ERP

O ERP (Planejamento dos Recursos Empresariais), também chamado de Sistemas Integrados de Gestão, pode ser definido como arquitetura de software que facilita o fluxo de informação entre todas as funções de uma empresa, como manufatura, logística, finanças e recursos humanos, realizando a integração dos diversos departamentos de uma empresa e possibilitando automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

O ERP possibilita que a empresa conquiste diferencial competitivo, por ser uma solução (composta de vários módulos integrados) que relaciona todas as necessidades de uma empresa às visões de processo que suportam seu negócio e promovem maior integração entre as funções de diversas áreas.

Implantação do Sistema ERP em “Nossa Locadora”

Escolher um Sistema de Gerenciamento Empresarial (ERP) em uma organização é um tanto complicado e requer a avaliação de uma série de fatores estratégicos, pois sua implantação provoca uma mudança cultural, acarretando uma mudança de comportamento das pessoas e na forma de trabalho. Portanto, é necessário conhecer a fundo os processos do negócio e o objetivo. Estar atento e envolvido nas etapas do processo de implantação de uma ERP. É necessário se preparar para o crescimento da sua empresa por um longo período. Traçar um alinhamento estratégico do negocio.

São vários os benefícios de adquirir um ERP. Ele viabiliza um processo de controle do negócio com ganho de velocidade de informações. Adquirir um ERP é uma estratégica que visa aperfeiçoar os processos de negócio e de apoio, de modo a maximizar resultados de longo prazo e minimizar as perdas.

Quando o empresário, diretor, gerente optam pela implantação de um ERP, estão se preparando para o crescimento, fortalecendo a gestão da segurança das informações, repensando as práticas internas e na forma como interagem com o meio. Desta forma, são muitos os benefícios da aquisição, que acima de tudo fornece visibilidade à organização para a tomada de decisões assertivas para o seu crescimento.

Entendendo as necessidades da empresa e através das informações coletadas, o gráfico abaixo demonstra a organização que pode ser gerada.

3.1. CIRCUITO DE SEGURANÇA

DETECTOR DE INCÊNDIO

Porta ou (OR)

SENSOR A

ALARME

SENSOR B

TABELA VERDADE

Sensor A Sensor B Alarme

( 0 ) Normal ( 0 ) Normal ( 0 ) Normal

( 0 ) Normal ( 1 ) Incêndio ( 1 ) Acionamento

( 1 ) Incêndio ( 0 ) Normal ( 1 ) Acionamento

( 1 ) Incêndio ( 1 ) Incêndio ( 1 ) Acionamento

Quando qualquer um dos sensores é acionado (1), a campainha e também é acionada e soa o alarme de incêndio, caso nenhum dos sensores sejam acionados ( 0 ) a campainha não é acionada.

3.2. CADASTRO DE USUÁRIO

algoritmo "Cadastro de usuário"

// Função:

// Autor: Anderson Reibolt

// Data: 5/6/2012

// Seção de Declarações

var

NOME, SOBRENOME:CARACTERE

CPF, RG:REAL

SEXO:CARACTER

inicio

// Seção de Comandos

Escreval("Informe o nome do usuário: ")

Leia(NOME)

Escreval("Informe o sobrenome do usuário: ")

Leia(SOBRENOME)

Escreval("Informe o cpf do usuário: ")

Leia(CPF)

Escreval("Informe o rg do usuário: ")

Leia(RG)

Escreval("Informe o sexo do cliente (M para masculino e F para feminino): ")

Leia(SEXO)

FIMALGORITMO

3.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com