TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Informação

Dissertações: Sistema Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a relevância do Sistema de Informações Gerenciais como ferramenta essencial na elaboração de modelos de relatórios de acompanhamento da demonstração do resultado do exercício, para subsidiar o processo de tomada de decisão. Paralelamente, enfatiza-se a importância da Contabilidade como principal fonte de informação para o planejamento e controle de resultados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, realizado em uma empresa industrial do ramo alimentício, localizada no estado de Minas Gerais. Em termos de conclusão obteve-se que a elaboração do modelo proposto de planejamento e controle de resultados permitiu verificação mais precisa do

comportamento das variáveis que compõem o resultado da empresa nos períodos considerados pelo trabalho.

Palavras-chave: Orçamento Empresarial. Planejamento e Controle Financeiro. Sistemas de Informações Gerenciais.

Planejar representa decidir-se antecipadamente. Decidir implica em optar por alternativas de ações excludentes, em função de preferências, disponibilidades, grau de aceitação ao risco etc. (FREZATTI, 2000, p.18). Fazendo a análise inversa decidir antecipadamente significa planejar o próprio futuro, sendo que estes planos podem ser concebidos a nível estratégico, administrativo ou operacional. A instabilidade dos mercados financeiros fez surgir, principalmente a partir das últimas décadas, a necessidade tática das empresas planejarem antecipadamente os seus negócios. De acordo com Castor (2000, p.1), a crescente complexidade do ambiente estratégico, o aumento exponencial dos dados e.

informações a respeito de variáveis controláveis e incontroláveis, bem como a rapidez com que as mudanças ambientais se operam “obriga à adoção de instrumentos mais expeditos de coleta e interpretação de dados e informações para reduzir os prazos de análise ambiental” no processo decisório. Nesta esteira, o planejamentoe controle financeiro se constituem em uma ferramenta poderosa dentro da empresa que busca a adaptação ao mercado, em vista da objetivação da minimização dos custos organizacionais.

Este estudo baseia-se na crença na importância da informação com qualidade, bem como a sua adequada utilização, para subsidiar a gestão econômico-financeira das empresas.

Dessa forma, os Sistemas de Informações são apresentados como determinantes para o sucesso do processo de planejamento e controle financeiro, e principalmente para instrumentalizar o processo de tomada de decisão.

Dentre as premissas básicas para o alcance do êxito econômico-financeiro esperado por uma empresa está o alicerce num sistema de informação confiável, que assegure aos gestores o conhecimento das variáveis mais expressivas na determinação dos seus resultados.

Nesse sentido, o presente artigo visa propor um modelo-síntese para estruturação de planilhas de acompanhamento da demonstração do resultado do exercício com intuito de subsidiar o processo de tomada de decisão. Dessa forma, enfatiza-se a importância da Contabilidade como instrumento de informação para o planejamento e controle financeiro.

Em termos metodológicos, aplicou-se o modelo-síntese proposto em uma empresa industrial do ramo alimentício, localizada no estado de Minas Gerias, operando com as atividades de produção e distribuição de seus produtos. Antes de se apresentar o estudo de caso, a próxima seção descreve um breve referencial teórico sobre Sistemas de Informação Gerencial e o papel da contabilidade como instrumento de tomada de decisão. Na seção três discute-se a metodologia dapesquisa para na seção seguinte analisar os resultados do estudo. A seção cinco termina com algumas considerações a título de conclusão.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. A Informação: Importância, Função e Características A informação tem o seu papel de destaque como instrumento fundamental para garantir um processo de tomada de decisões eficaz. O aspecto essencial das informações para Arantes (1998) é o fato de elas constituírem uma importante fonte do conhecimento da empresa, porém, não substituem a sabedoria e a inteligência humanas; apenas auxiliam a organizar o conhecimento.

2.2. Sistema de Informação Contábil-Gerencial O’Brien (2002, p.17), define sistema como “um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e.

“produzindo resultados em um processo organizado de transformação.” Perez Júnior et. al. (1997, p. 31) fazem distinção entre dado e informação e analisa conceitos para posteriormente definir Sistema de Informações Gerenciais, conforme segue:

Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. Gerencial é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para.

resultados.

Com base nestas definições ele apresenta o significado de Sistema de Informações Gerenciais (SIG). O Sistema de Informações Gerenciais, segundo Perez Junior ET al. (1997), é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam aanalisada a importância do planejamento orçamentário e o respectivo controle de sua execução e também a implantação de modelos de relatórios gerenciais para suporte no processo de tomada de decisão. A empresa é uma franquia composta por uma fábrica e três depósitos de distribuição, atendendo uma população de mais de dois milhões de habitantes nas cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Situa-se entre as grandes empresas em recolhimento de ICMS da região.

Para não revelar a razão social da empresa estudada, no sentido de manter o sigilo quanto às estratégias da empresa, atribuiu-se a ela a denominação de Empresa Excelência. Yin (2001, p.105) afirma que “as evidências para um estudo de caso podem vir de seis fontes distintas: documentos, registros em arquivo, entrevista, observação direta, observação participante e artefatos físicos.”.

No presente trabalho, as fontes de evidências foram provenientes de documentação, registros em arquivo e observação direta. O levantamento da documentação para a realização do trabalho foi originário de pesquisa documental (fonte primárias) e pesquisa bibliográfica (fontes secundárias). O levantamento de dados primários foi realizado nos arquivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com