TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Informação

Casos: Sistema Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

Elaborar um conjunto de relatórios que demonstrem a viabilidade das soluções para integrar ao sistema ERP da Life TT Easy, fornecendo soluções práticas e eficientes na questão de relatórios de informações de gerenciamento, bem como incluir tabelas e gerenciar as vendas externas. Tudo isso, deverá trazer à empresa um resultado positivo, agregando valor ao seu produto e reduzindo seus custos operacionais.

Sistema de informação (SI): Conjunto de componentes usado para coletarem, processarem, armazenarem e distribuir as informações afim de auxiliarem nas tomadas de decisões da empresa. Existem algumas partes pela qual a informação passa no SI e essas etapas são delegadas de tal maneira como: Entrada onde é capturado os dados brutos; Processamento onde por sua vez converte os dados brutos em uma forma mais significativa; Saída transmite as informações processadas as pessoas que dela se utilizaram; e também possuem o Feedback onde os membros da organização podem corrigir algum erro ocorrido durante as etapas.

Tem-se dificuldade em avaliar quantitativamente os benefícios oferecidos por um sistema de informação gerencial, o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

• Redução dos custos das operações;

• Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;

• Melhoria na produtividade;

Nos cenários da era da informação é de vital importância compreender as melhores práticas e aplicações das áreas de sistemas de informação e tecnologia da informação nas empresas.

O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização.

Na corrida para atender às demandas do mercado, as empresas buscam soluções que as diferenciem aumentando a sua competitividade. Decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados. Faz-se necessário otimizar o planejamento e execução das atividades, sincronizar a cadeia de suprimentos e reduzir os custos operacionais para aumentar a satisfação dos seus clientes e a lucratividade do negócio.

A utilização de tecnologias de última geração e a melhor prática em software possibilita a construção e aplicações superiores em prazos bastante agressivos, capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de utilização. O sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Neste contexto, as empresas têm como grande aliado os sistemas de informação gerencial, os quais proporcionam benefícios significativos na gestão da empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio ao processo decisório. Quando a empresa tem uma estrutura organizacional sólida, um futuro traçado, e sabe utilizar os recursos oferecidos pela Tecnologia de Informação e sistemas de informação, o sistema de informação gerencial só tem a agregar benefícios à gestão empresarial na tomada de decisões.

Etapa 2

Com um amplo mercado tecnológico, as organizações estão cada vez mais procurando inovações que permitam vantagens competitivas, objetivando a redução de custos e ganhos de produtividade. Essas inovações são de fundamental importância para sobrevivência de empresas que buscam a melhoria, resultados e informações confiáveis de maneira rápida e precisa para as tomadas de decisões.

Um dos fatores determinantes do sucesso na implementação de um pacote de ERP (Enterprise Resource Planning ) é o gerenciamento. O gerente do projeto precisa saber como conduzir, em todas as etapas com abrangência e complexidade. É necessário o TI (Tecnologia da Informação) tenha a percepção de modo a vislumbrar com clareza os seus reflexos sobre os resultados da empresa tendo como objetivo a criação de oportunidades e melhorar o desempenho de todos os setores.

A arquitetura de tecnológica a ser implantada deve tomar por base a visão do negócio, as necessidades das informações e as prioridades. Após a implantação, o processo de planejamento ocorre a fase de acompanhamento e controle, para validação das informações obtidas, durante o prazo previsto. Essas informações além de reduzir o custo de produção, diminui o tempo de resposta ao mercado e agiliza e incrementa as vendas.

A organização que for conduzida mais adequadamente para a estratégia empresarial será aquela em que possa distinguir-se, favoravelmente, de seus concorrentes.

Segundo Laudon & Laudon (2007): “dizemos que as empresas que ‘se saem melhor’ têm vantagem competitiva sobre as outras: ou elas têm acesso a recursos especiais que as outras não possuem, ou não são capazes de usar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente (...)”.

O mesmo ainda sugere que existem quatro vantagens competitivas com o Sistemas de Informação:

• Barreiras de entrada que restringem a oferta: ocorre quando você tem o monopólio à oferta

• Controle de demanda: acontece quando o custo para mudar o produto de marca para o concorrente é alto, você pode controlar a demanda do consumidor. Pode ser chamado de custo de mudança o custo de mudar de um produto para o outro.

• Eficiência de processos: se você conseguir criar processos de serviços e produção mais eficientes, sejam com base em uma expertise especial, seja simplesmente por sua habilidade superior para implantar novas tecnologias, você conseguirá uma vantagem de custo sobre a concorrência.

• Economia de escala: um exemplo notório seria com as empresas de serviços financeiros que depender da tecnologia da informação pode reduzir enormemente o custo de suas operações fundindo-se com outras empresas e assim, conciliando, as operações, Back-Office.

Modelos de forças competitivas de Porter

O modelo reconhece cinco forças principais que poderia colocar em risco a posição de uma empresa em determinado setor. A internet mudou a natureza da competição, e Portes (2001) concluiu que o impacto geral da internet é aumentar a competição, o que tem um impacto negativo na lucratividade.

As cinco forças e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com