TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso

Casos: Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Vamos ao sistema nervoso...

O sistema nervoso é formado por vários componentes e nervos sendo que o principal componente é o encéfalo de onde parte a medula espinhal. O encéfalo e medula espinhal se relacionam com os órgãos e células como os músculos enviando comandos a eles em forma de impulsos nervosos que são transmitidos por nervos e tem a participação de neurônios. Os nervos que partem do encéfalo são chamados de nervos cranianos e os que partem da medula espinhal são chamados de nervos raquidianos ou nervos espinhais.

O sist. nervoso se divide em dois grupos: o SNC (sist. nervoso central) e o SNP (sist. nervoso periférico. O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula, enquanto o SNP é formado por receptores, nervos e gânglios.

A medula espinhal é um local de "ajuntamento" de nervos, um nervo da ponta do pé se liga ao cérebro pela medula espinhal. Mas a própria medula possui neurônios que vão ser importantes em caso da necessidade de uma reação rápida, como é o caso do arco reflexo: se você pisar nas brasas de uma fogueira você vai parar pra pensar "Nossa, meu pé está queimando... acho que vou tirar ele da fogueira... é eu vou sim...". Não! Existem os neurônios da medula que vão receber a informação de que seu pé está queimando e vão fazer os músculos de mexerem para tirar a perna das brasas o mais rápido possível. Ainda bem né? Se não, coitado das pessoas que pensam devagar... iam acabar perdendo o pé!

Tá ok, eu queria falar agora sobre a anatomia da medula, mas a imagem não ia caber aqui, então vou falar sobre ela mais pra baixo.

Vamos ao encéfalo. O encéfalo é formado por vários órgãos, dentre ele o cérebro, o diencéfalo, o bulbo e o cerebelo.

O cérebro, própriamente dito, é o centro do interlecto, da memória, do pensamento, da linguagem e das emoções. Contendo cerca de 12 milhões de células nervosas (70% do total do encéfalo) e pesando 1,4kg ele consome 25% do oxigênio que respiramos.

O cérebro está dividido em duas partes, chamadas de hemisférios. Nós temos o hemisfério direito e esquerdo.

Os dois hemisférios se ligam por uma região conhecida como corpo caloso. Essa região é cheia de axônios que vão de um hemisfério ao outro.

Os corpos celulares do neurônios então presentes na superfície do cérebro. Essa camada de 2 a 4mm é chamada de córtex cerebral. Como são milhões de neurônios, o cortex é todo "enrrugado" possuindo vários sulcos. Isso eumenta a área. É como um pano: esticado e liso ele ocupa uma área maior que quando cheio de sobras, meio que amassado.

Esse córtex é a massa cinzenta do cérebro enquando os axônios e dentritos, localizados mais internamente formam a massa branca (é branca por causa da mielina que envolve os axônios).

Além de hemisférios, o cérebro também é dividido em áreas, depensendo da função de cada uma. Chamados essas áreas de lobos.

Cada lobo possui uma função principal. O frontal controla a atividade muscular de diversas partes do nosso corpo além das emoções e da agressividade. O pariental controla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com